Al­te­ra­ções cli­má­ti­cas pro­vo­cam se­ca dos ri­os

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Um es­tu­do aler­ta so­bre a se­ca dos ri­os nas flo­res­tas do Mon­te Kilimanjaro e a cri­se de água na mai­or mon­ta­nha afri­ca­na, lo­ca­li­za­da na Tan­zâ­nia.

A pes­qui­sa, com o apoio do Pro­gra­ma da ONU pa­ra o Meio Am­bi­en­te (PNUMA), re­ve­la que 13 mil hec­ta­res da ma­ta fo­ram des­truí­dos pe­las al­te­ra­ções cli­má­ti­cas des­de 1976. A fal­ta de ár­vo­res pa­ra atrair a chu­va faz per­der água que po­de­ria ser con­su­mi­da por um mi­lhão de pes­so­as por ano.

Um dos as­pec­tos que pro­vo­cou as per­das dos úl­ti­mos 40 anos são os in­cên­di­os. O fo­go é fre­quen­te­men­te ori­gi­na­do pe­las tem­pe­ra­tu­ras al­tas de­vi­do às al­te­ra­ções do cli­ma.

O Pai­nel In­ter­go­ver­na­men­tal so­bre Mu­dan­ças Cli­má­ti­cas pre­vê um au­men­to de 3,2° C na tem­pe­ra­tu­ra mé­dia anu­al da Áfri­ca Ori­en­tal até 2080.

Os gla­ci­a­res da re­gião de­vem de­sa­pa­re­cer den­tro de al­gu­mas dé­ca­das, se­gun­do a pes­qui­sa De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel das Mon­ta­nhas da Áfri­ca Ori­en­tal num Cli­ma em Mu­dan­ça. A mas­sa de ge­lo que foi per­di­da des­de 1990 che­ga a 80 por cen­to.

Uma das re­co­men­da­ções do tra­ba­lho é o re­flo­res­ta­men­to da mon­ta­nha mais al­ta do con­ti­nen­te afri­ca­no, pa­ra pro­te­ger o abas­te­ci­men­to de água que ame­a­ça vas­tas áre­as da re­gião ori­en­tal.

As flo­res­tas do Kilimanjaro ga­ran­tem água a ci­da­des vi­zi­nhas e de to­da a re­gião. A água da mon­ta­nha ali­men­ta o rio Pan­ga­ni, um dos mai­o­res da Tan­zâ­nia, que aju­da a pro­du­zir ali­men­tos, com­bus­tí­vel e ma­te­ri­ais de cons­tru­ção.

O re­la­tó­rio re­co­men­da à Tan­zâ­nia que pro­te­ja a ba­cia hi­dro­grá­fi­ca, in­vis­ta em sis­te­mas de aler­ta pre­co­ce e fa­ça da adap­ta­ção cli­má­ti­ca uma pri­o­ri­da­de.

A pro­te­ção do ecos­sis­te­ma mon­ta­nho­so é tam­bém uma for­ma de pro­te­ger o tu­ris­mo, que faz ren­der se­te mil mi­lhões de dó­la­res à Áfri­ca Ori­en­tal. O Kilimanjaro con­tri­bui com mais de um ter­ço da re­cei­ta do tu­ris­mo tan­za­ni­an es­tu­do. O po­ten­ci­al das mon­ta­nhas da re­gião po­de ge­rar mais de 500 gi­gawatts de ele­tri­ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.