Ca­sa­men­to na ado­les­cên­cia afec­ta o fu­tu­ro

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Di­a­ri­a­men­te, 47.700 ado­les­cen­tes são for­ça­das a ca­sa­men­tos no Mun­do, aler­ta o re­la­tó­rio anu­al do Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a Po­pu­la­ção (FNUAP).

O re­la­tó­rio, apre­sen­ta­do na sex­ta-fei­ra, em Lu­an­da, apon­ta os ris­cos do ca­sa­men­to pre­co­ce, co­mo a saúde da mãe e da cri­an­ça e uma educação re­du­zi­da, mi­nan­do as pers­pec­ti­vas das ra­pa­ri­gas pa­ra o em­pre­go e au­to-su­fi­ci­ên­cia.

Sem­pre que uma ra­pa­ri­ga não po­de re­a­li­zar seu ple­no po­ten­ci­al na vi­da, so­fre uma in­jus­ti­ça im­per­doá­vel e uma vi­o­la­ção dos seus di­rei­tos fun­da­men­tais, acres­cen­ta o do­cu­men­to.

“Quan­do uma me­ni­na des­fru­ta dos seus di­rei­tos, é ca­paz de per­ma­ne­cer na es­co­la, fi­car sau­dá­vel e ser pro­te­gi­da con­tra o ca­sa­men­to in­fan­til e gra­vi­dez pre­co­ce. O seu ple­no po­ten­ci­al po­de ser al­can­ça­do na al­tu­ra em que ela atin­ge a ida­de adul­ta”, re­fe­re o FNUAP.

O Re­la­tó­rio so­bre a Si­tu­a­ção da Po­pu­la­ção Mun­di­al mos­tra que “o nos­so fu­tu­ro de­pen­de de co­mo in­ves­tir­mos ho­je na ado­les­cên­cia” e dá par­ti­cu­lar en­fo­que às me­ni­nas de dez anos ao mes­mo tem­po que cha­ma a aten­ção dos go­ver­nos pa­ra im­plen­ta­ção de po­lí­ti­cas so­ci­ais.

Com o te­ma “Co­mo o nos­so fu­tu­ro de­pen­de das me­ni­nas nes­ta ida­de de­ci­si­va”, o do­cu­men­to re­fe­re que em al­gu­mas par­tes do Mun­do, os 10 anos de ida­de po­dem re­pre­sen­tar um pe­río­do de des­co­ber­tas, ex­pan­dir os ho­ri­zon­tes e ob­ter no­vas pos­si­bi­li­da­des.

Mas nou­tras par­tes do Mun­do, acres­cen­ta o re­la­tó­rio, po­de re­pre­sen­tar a al­tu­ra em que as bar­rei­ras co­me­çam a apa­re­cer no ca­mi­nho da tran­si­ção pa­ra a vi­da adul­ta, li­mi­tan­do as op­ções, es­co­lhas e opor­tu­ni­da­des.

O do­cu­men­to lem­bra que em­bo­ra os ris­cos exis­tam pa­ra am­bos os se­xos, a dis­cri­mi­na­ção de gé­ne­ro faz com que es­ses ris­cos se­jam pi­o­res pa­ra ra­pa­ri­gas do que pa­ra os ra­pa­zes, em qua­se to­dos os sen­ti­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.