Gran­de re­cu­pe­ra­ção de Rossi na Aus­trá­lia

Jornal de Angola - - CULTURA -

O Gran­de Pré­mio da Aus­trá­lia, re­a­li­za­do nes­te do­min­go, fi­cou mar­ca­do por três pon­tos for­tes. O bri­tâ­ni­co Cal Crut­ch­low, aos co­man­dos de uma Hon­da da equi­pa sa­té­li­te LCR, ven­ceu a cor­ri­da em Phil­lip Is­land, de­pois do es­pa­nhol Marc Már­quez, da equi­pa ofi­ci­al da Hon­da, ter caí­do e o ita­li­a­no Va­len­ti­no Rossi, da equi­pa de fá­bri­ca da Ya­maha, pro­ta­go­ni­za­do uma gran­de re­cu­pe­ra­ção, ter­mi­nan­do no se­gun­do lu­gar, de­pois de lar­gar da 15.ª po­si­ção da gre­a­lha.

Ou­tras in­ci­dên­ci­as me­re­cem des­ta­que, co­mo ge­ral­men­te acon­te­ce com as pro­vas de mo­to­ci­clis­mo. Pri­mei­ro, Cal Crut­ch­low ga­nhou a se­gun­da cor­ri­da da tem­po­ra­da e da car­rei­ra na ca­te­go­ria de Mo­to GP, sen­do o pri­mei­ro bri­tâ­ni­co a ven­cer na Aus­trá­lia.

De­pois de ter da­do a pri­mei­ra vi­tó­ria à LCR na Re­pú­bli­ca Che­ca, no cir­cui­to de Br­no, o bri­tã­ni­co con­fir­mou o bom an­da­men­to que te­ve na qua­li­fi­ca­ção, com o se­gun­do lu­gar da gre­lha, e apro­vei­tou da me­lhor for­ma a que­da de Marc Már­quez. Ga­nhou a li­de­ran­ça da cor­ri­da e não per­deu a opor­tu­ni­da­de de ga­nhar.

O es­ta­do de gra­ça de Marc Már­quez, que ga­ran­tiu o tí­tu­lo mun­di­al há uma se­ma­na, foi in­ter­rom­pi­do nes­te do­min­go com o pri­mei­ro aban­do­no da épo­ca. O es­pa­nhol caiu quan­do fal­ta­vam 18 vol­tas pa­ra o fi­nal. O pi­lo­to da equi­pa ofi­ci­al Hon­da não se­gu­rou a “po­le­po­si­ti­on” no ar­ran­que, mas ce­do vol­tou a re­cu­pe­rar a li­de­ran­ça da cor­ri­da, até uma der­ra­pa­gem o ter ati­ra­do pa­ra fo­ra de pis­ta na cur­va 4 e da pro­va, o que lhe mo­ti­vou um pe­di­do de des­cul­pas à equi­pa.

As gran­des re­cu­pe­ra­ções do dia fo­ram pro­ta­go­ni­za­das por Va­len­ti­no Rossi e Ma­ve­rick Viña­les. O pi­lo­to ita­li­a­no da Ya­maha par­tiu do 15.º lu­gar, pa­ra fa­zer uma cor­ri­da so­ber­ba que o le­vou até ao se­gun­do pos­to. Com es­te re­sul­ta­do, au­men­tou pa­ra 24 os pon­tos de van­ta­gem so­bre Jor­ge Lo­ren­zo na lu­ta pe­lo se­gun­do lu­gar do Mun­di­al de Mo­to GP, pois o es­pa­nhol da Ya­maha não foi além da sex­ta po­si­ção na Aus­trá­lia.

O úl­ti­mo lu­gar do pó­dio foi pa­ra o es­pa­nhol Ma­ve­rick Viña­les, que lar­gou do 13.º lu­gar da gre­lhe e le­vou a sua Su­zu­ki até à ter­cei­ra po­si­ção. Sem mo­tos a pon­tu­ar em Phil­lip Is­land, a Hon­da viu a Ya­maha apro­xi­mar-se no Mun­di­al de Cons­tru­to­res, pois o nor­te-ame­ri­ca­no Nicky Hay­den, an­ti­go cam­peão do Mun­do, a subs­ti­tuir o es­pa­nhol Da­ni Pe­dro­sa, tam­bém caiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.