Jornal de Angola

Grande recuperaçã­o de Rossi na Austrália

-

O Grande Prémio da Austrália, realizado neste domingo, ficou marcado por três pontos fortes. O britânico Cal Crutchlow, aos comandos de uma Honda da equipa satélite LCR, venceu a corrida em Phillip Island, depois do espanhol Marc Márquez, da equipa oficial da Honda, ter caído e o italiano Valentino Rossi, da equipa de fábrica da Yamaha, protagoniz­ado uma grande recuperaçã­o, terminando no segundo lugar, depois de largar da 15.ª posição da grealha.

Outras incidência­s merecem destaque, como geralmente acontece com as provas de motociclis­mo. Primeiro, Cal Crutchlow ganhou a segunda corrida da temporada e da carreira na categoria de Moto GP, sendo o primeiro britânico a vencer na Austrália.

Depois de ter dado a primeira vitória à LCR na República Checa, no circuito de Brno, o britãnico confirmou o bom andamento que teve na qualificaç­ão, com o segundo lugar da grelha, e aproveitou da melhor forma a queda de Marc Márquez. Ganhou a liderança da corrida e não perdeu a oportunida­de de ganhar.

O estado de graça de Marc Márquez, que garantiu o título mundial há uma semana, foi interrompi­do neste domingo com o primeiro abandono da época. O espanhol caiu quando faltavam 18 voltas para o final. O piloto da equipa oficial Honda não segurou a “polepositi­on” no arranque, mas cedo voltou a recuperar a liderança da corrida, até uma derrapagem o ter atirado para fora de pista na curva 4 e da prova, o que lhe motivou um pedido de desculpas à equipa.

As grandes recuperaçõ­es do dia foram protagoniz­adas por Valentino Rossi e Maverick Viñales. O piloto italiano da Yamaha partiu do 15.º lugar, para fazer uma corrida soberba que o levou até ao segundo posto. Com este resultado, aumentou para 24 os pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo na luta pelo segundo lugar do Mundial de Moto GP, pois o espanhol da Yamaha não foi além da sexta posição na Austrália.

O último lugar do pódio foi para o espanhol Maverick Viñales, que largou do 13.º lugar da grelhe e levou a sua Suzuki até à terceira posição. Sem motos a pontuar em Phillip Island, a Honda viu a Yamaha aproximar-se no Mundial de Construtor­es, pois o norte-americano Nicky Hayden, antigo campeão do Mundo, a substituir o espanhol Dani Pedrosa, também caiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola