Jornal de Angola

Falta de chuvas preocupa camponeses

-

As chuvas tardam a cair na Chibia e os camponeses estão preocupado­s com o impacto negativo que essa situação pode ter no ano agrícola. Segundo a Angop, os agricultor­es daquela circunscri­ção da província da Huíla começam a estar preocupado­s visto que durante o mês de Outubro, como é costume, é o período em que chove com maior intensidad­e e reservado à sementeira.

José Tchivela, um agricultor experiente, disse que já tem os seus campos desbravado­s e prontos para receber as sementes, mas aguarda pelas chuvas para o cultivo. “Já tivemos algum chuvisco em algumas regiões mas é pouco para que possamos lançar as sementes à terra”, afirmou.

Comparando com a anterior campanha, Cláudio Manuel salienta que nesta altura do ano já havia caído o suficiente para arrancar com o cultivo sem sobressalt­os em praticamen­te todo o município. “Vamos esperar até ao final deste mês e princípio de Novembro”, disse, igualmente preocupado, o agricultou Calembela Mutunga. Joaquina Muambo referiu que “mais cedo ou mais tarde as chuvas vão começar a cair e com frequência. Vamos ter fé em Deus que tudo vai correr bem e tal com na campanha passada vamos ter chuva em abundância”.

Moreno de Carvalho referiu que não se trata da primeira vez que as chuvas começam a cair de forma tardia no município, pelo que acredita que em Novembro haverá grandes quedas de água que irão permitir começar o processo de sementeira e dar início à campanha 2016/2017 com maior segurança.

“A minha lavra já está preparada para receber a chuva e, assim que der uma boa chuva e a terra ficar bem molhada, vou começar a semear”, disse, por sua vez, Maria da Conceição, augurando uma campanha exitosa neste ano agrícola.

O número de mortos após um acidente de comboio nos Camarões subiu para 70, de acordo com dados mais recentes das autoridade­s camaronesa­s. O descarrila­mento ocorrido na sexta-feira deixou ainda outras 600 pessoas feridas. O Presidente dos Camarões, Paul Biya, que está ausente do país, usou a sua conta no facebook para apresentar condolênci­as às famílias enlutadas. “Minhas sinceras condolênci­as às famílias de vítimas do descarrila­mento de comboio em Eseka”, escreveu o Chefe de Estado.

 ?? ARÃO MARTINS ?? Falta de chuvas atrapalha a produção agrícola e afecta a segurança alimentar
ARÃO MARTINS Falta de chuvas atrapalha a produção agrícola e afecta a segurança alimentar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola