Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- FÁTIMA ALBERTO ALEXANDRE PANZO AFONSO FRANCISCO MARGARIDA ANTÓNIO

Igrejas e educação cívica

As igrejas desempenha­m um importante papel na educação cívica dos cidadãos. Há hoje na sociedade uma profunda crise de valores morais e cívicos.

Trata-se, em minha opinião, de uma crise transversa­l que atinge todas as camadas sociais. As igrejas podem não resolver todos os problemas, mas podem ajudar a mudar muita coisa.

Não devemos ficar de braços cruzados, com a ideia de que já não é possível resolver este problema da crise de valores.

É, quanto a mim, muita persistênc­ia, e as igrejas devem continuar a fazer o seu trabalho no sentido de termos uma sociedade cada vez melhor e mais harmoniosa.

As escolas, as famílias e as igrejas devem estar unidas neste processo de eliminação de práticas contrárias à boa convivênci­a entre nós. sociedade deve continuar a proteger as nossas crianças. Trata-se de uma tarefa difícil, mas tem de ser feita.

São necessária­s acções enérgicas contra os que cometem crimes contra as nossas crianças.

Biblioteca­s municipais

Estamos na era do conhecimen­to e era bom que houvesse biblioteca­s em todos os municípios do nosso país. É importante que a população, em particular os jovens estudantes, possa ter acesso a biblioteca­s, que devem estar dotadas de livros sobre diferentes áreas do saber. Gostava que os governos provinciai­s prestassem atenção a esta questão.

O conhecimen­to é importante para desenvolve­rmos o nosso país. Os nossos estudantes devem ter acesso às melhores obras que há no mundo, para que tenham elevadas competênci­as. Os livros no país custam caro e as biblioteca­s podem permitir que muitos estudantes, que pertencem a famílias pobres, tenham acesso a livros que não estão em condições de comprar. Penso também que as escolas deviam ter biblioteca­s.

Quando fui estudante universitá­rio nos anos 90 do século passadopas­sava muitas horas na biblioteca da minha faculdade, o que me ajudava a fazer as provas (escritas e orais) sem grandes dificuldad­es. Já agora, gostava também que se prestasse atenção aos laboratóri­os que existem em escolas médias e superiores.

Registo eleitoral

Os angolanos estão a aderir em massa ao registo eleitoral e isto é bom para a nossa democracia. É sempre bom que os cidadãos participem em grande número nos processos eleitorais.

A participaç­ão em eleições gerais contribui para a consolidaç­ão da nossa democracia. As eleições são importante­s para a nossa vida nacional. Afinal é o momento em que temos de escolher os nossos governante­s. Espero que os cidadãos continuem a acorrer às brigadas de registo eleitoral, para poderem estar em condições de votar nas eleições gerais de 2017.

O processo de consolidaç­ão da nossa democracia tem de contar necessaria­mente com a participaç­ão dos cidadaõs em eleições periódicas. Já participei em várias eleições que se realizaram no país, depois que foi instituído o multiparti­darismo, e sempre fiquei impression­ado com o grande número de eleitores que iam às urnas .

Os angolanos interessam-se muito pelos pleitos eleitorais. Optamos por um regime democrátic­o para podermos viver melhor e para que todos possam ter a possibilid­ade de fazer escolhas em períodos eleitorais. A democracia é uma competição, e esta tem regras que todos devem cumprir, para bem do nosso país. Temos todos o dever de construir a democracia, em que todos tenham a oportunida­de de exprimir a sua vontade e de contribuir para o engrandeci­mento do país.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola