Ba­cia do Co­e­lho dei­xa de ser pro­ble­ma

Jornal de Angola - - DESPORTO - NILZA MASSANGO |

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Lu­an­da, Hi­gi­no Car­nei­ro, fi­cou on­tem ani­ma­do com o tra­ba­lho que es­tá a ser fei­to na fa­mo­sa ba­cia hi­dro­grá­fi­ca do Co­e­lho, em Vi­a­na, que nos pró­xi­mos tem­pos dei­xa de ser um pro­ble­ma cau­sa­do pe­la chu­va.

De­pois de ob­ser­var de­mo­ra­da­men­te al­gu­mas obras que de­cor­rem no mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, no âm­bi­to da se­gun­da fa­se do Pla­no de Revitalização dos Ei­xos Viá­ri­os de Lu­an­da, Hi­gi­no Car­nei­ro pa­rou na fa­mo­sa la­goa do Co­e­lho, em Vi­a­na, on­de foi in­for­ma­do so­bre o an­da­men­to ace­le­ra­do das obras de cons­tru­ção das ba­ci­as hi­dro­grá­fi­cas.

Na ver­da­de, são três ba­ci­as hi­dro­grá­fi­cas a se­rem cons­truí­das no Co­e­lho. Nes­te mo­men­to, os em­prei­tei­ros fa­zem a apli­ca­ção das tu­ba­gens no sen­ti­do Vi­a­na/Lu­an­da, que vão per­mi­tir o es­co­a­men­to das águas pa­ra co­lec­to­res já exis­ten­tes. São cer­ca de 1.500 me­tros de tu­ba­gem, dos quais 500 já exe­cu­ta­dos. O tra­ba­lho ini­ci­al co­me­çou com o per­fi­la­men­to e lim­pe­za das ba­ci­as.

O ob­jec­ti­vo, se­gun­do o res­pon­sá­vel da obra, Luís Oli­vei­ra, é até ao fi­nal do ano ter pe­lo me­nos uma das bom­bas a fun­ci­o­nar. “As três ba­ci­as jun­tam-se e de­las sa­em dois tu­bos que vão es­co­ar num co­lec­tor já exis­ten­te. O pra­zo de en­tre­ga é até fi­nal de Ja­nei­ro do pró­xi­mo ano. Te­mos cer­ca de 20 qui­ló­me­tros já exe­cu­ta­dos”, adi­an­tou. No mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, o go­ver­na­dor cons­ta­tou as obras de alar­ga­men­to da via da No­va Mar­gi­nal, na Chi­ca­la, co­lo­ca­ção de um ta­pe­te as­fál­ti­co na rua Cer­quei­ra Lu­ko­ki, na In­gom­bo­ta, pas­sou pe­la rua dos Qu­ar­téis, até à rua do mer­ca­do dos Cor­rei­os, no Gol­fe I, dis­tri­to do Ki­lam­ba Ki­a­xi. As obras cor­rem a bom rit­mo e o pla­no de revitalização dos ei­xos viá­ri­os de Lu­an­da en­vol­ve a ar­bo­ri­za­ção de al­gu­mas ru­as, em­be­le­za­men­to e in­ter­ven­ção pro­fun­da, lim­pe­za e de­sas­so­re­a­men­to de co­lec­to­res.

Ques­ti­o­na­do so­bre a re­co­lha de li­xo e lim­pe­za na pro­vín­cia, Hi­gi­no Car­nei­ro dis­se que o tra­ba­lho das em­pre­sas con­tra­ta­das con­ti­nua a bom rit­mo, mas que ain­da há mui­to por se fa­zer pa­ra tor­nar o sis­te­ma mais efi­caz. Hi­gi­no Car­nei­ro re­fe­riu que as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais con­ti­nu­am a de­sem­pe­nhar o seu pa­pel de fis­ca­li­za­ção e que é pre­ci­so ain­da con­cluir a or­ga­ni­za­ção das uni­da­des téc­ni­cas de ges­tão do programa, que es­tão a ser cons­ti­tuí­das pa­ra res­pon­der aos ob­jec­ti­vos do mes­mo.

CONTREIRAS PIPA

Go­ver­na­dor pro­vin­ci­al de Lu­an­da Hi­gi­no Car­nei­ro es­tá ani­ma­do com o tra­ba­lho fei­to até ago­ra na ba­cia hi­dro­grá­fi­ca do Co­e­lho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.