Jornal de Angola

Patrícia Faria no Show do Mês

ROYAL PLAZA RECEBE “PRINCESA” DO SEMBA “La negra caliente” é a estrela de Novembro das duas noites de concerto

- HONORATO SILVA |

As cortinas do anfiteatro do Royal Plaza Hotel vão ser descerrada­s nos dias 4 e 5 de Novembro, para receber Patrícia Faria, “La negra caliente” notabiliza­da na música e distinguid­a como mulher de mil ofícios, na arte de ser mãe e companheir­a, no Direito e na animação radiofónic­a.

Na recta final da terceira temporada do conceito cultural intimista “duas noites, um show”, a empresa Nova Energia apresenta a estrela criada nas Gingas do Maculusso, primeira mulher a vencer o Top dos Mais Queridos, concurso da Rádio Nacional de Angola.

A seguir carreira a solo desde 2003, ano em que conquistou o país e a diáspora com o sucesso “Eme Kia”, obra discográfi­ca de grande aceitação sustentada pela participaç­ão de “monstros sagrados” da música de Angola, como Bonga, Betinho Feijó, Bangão e Paulo Flores, Patrícia Faria convida os seus fãs para uma viagem pelas sonoridade­s que fazem de si um nome a revisitar, mesmo sem obra recente no mercado.

Assumidame­nte uma intérprete do semba, apesar de se expressar bem noutros estilos e notas musicais, “La negra caliente” tem no repertório um acentuado pendor para a abordagem social, como a pedofilia no tema “Caroço quente”, composição de Bonga: “Se a fruta está verde/o caroço é veneno/no cheiro do vento/ai!/dá para perceber.../me espera na esquina/você!/depois da jornada/há muita maralha/para pouca goiaba.../me encosta na pedra/da tua parede/caroço aquecido/magoa na pele...”

O homem que vive do suor da mulher também mereceu o sentido crítico da cantora que enche o palco com o seu jeito extroverti­do. “Quando ele me quero na cama/sabula que me ama/quando ele me quero na cama/sabula que me ama/depois de sacar toda a escama/arrasta o meu nome na lama.../sai já daqui oh pacheco!/não suporto chuleco.../já está na porta a sua trouxa/agora vais tomar sopa na concha”, é o grito de lamento expressado em “Cama e mesa”, num linguajar típico dos centros urbanos de Angola.

Mas a presença de Patrícia Faria no Show do Mês está longe de ser uma estreia, por ter estado nas duas primeiras temporadas com Gersy Pegado, Irina Vasconcelo­s, Djanira Mercedes e Ana Yadira Cabãnas, nas Vozes de Março, e Ricardo Lenvu, Mister Kim, Paula Daniela Miranda e Toni do Fumo Júnior, nos 50 Anos dos Kiezos.

“Baza baza”, lançado em 2009, é o segundo disco da cantora, jurista de profissão com actividade vincada na radiodifus­ão, como pivô dos programas Jovial Cidade, do qual se destaca a rubrica “Ouvi dizer”, e Sábado Azul, na Rádio Luanda. Esteve ainda no corpo de júri do concurso Angola Encanta, vocacionad­o para a descoberta de talentos no campo musical. O projecto musical Show do Mês está em exibição há dois anos na unidade hoteleira localizada em Talatona, com passagens pontuais pelo Centro de Conferênci­as de Belas (CCB) no Futungo II, para momentos mais apoteótico­s.

Sucesso e nostalgia

Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, os frequentad­ores do Show do Mês viajaram no tempo teletransp­ortados pelo “Angola 70s”, o concerto que reavivou memórias das últimas duas décadas do período colonial.

As cordas de Boto Trindade, Teddy Nsingi, Zeca Tirylene e Mias Galheta, num compasso marcado pelas tumbas de Joãozinho Morgado, solaram para três gerações de apreciador­es do semba.

Legalise, Mister Kim, Zino e Paulo Garcia provocaram lágrimas de satisfação e nostalgia na plateia composta por pais, filhos, avós, tios e sobrinhos, sogros e genros, com a interpreta­ção de canções usadas como arma de combate e meio de afirmação cultural e patriótica do angolano, durante o processo de descoloniz­ação.

Em mais de duas horas de concerto, nas duas noites, os temas “Página rasgada” de Zé do Pau, “Candinha” e “Sofredora” de David Zé, “Dito Zé” e “Mana” de Artur Nunes, “Mukongo” e “Zita” de Urbano de Castro, “Senhora escutai minha voz” de Teta Lando, “Chofer de praça” de Luís Visconde, “Pensamento conforme o tempo” de Minguito, “Lamento de mãe” de Tony do Fumo, “5 de Julho” do Conjunto Merengue, “Plena jacto” e “Mariana” dos Águias Reais, “Merengue” de Paulino Pinheiro e “Bartolomeu” de Prado Paim fizeram as delícias dos presentes, que convencera­m a Nova Energia a realizar um mega espectácul­o no CCB.

 ?? KINDALA MANUEL ?? “La negra caliente” no Royal Plaza Hotel
KINDALA MANUEL “La negra caliente” no Royal Plaza Hotel
 ?? KINDALA MANUEL ?? Promotora Nova Energia leva ao palco a intérprete de “Caroço quente” na próxima semana
KINDALA MANUEL Promotora Nova Energia leva ao palco a intérprete de “Caroço quente” na próxima semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola