Mo­to­ris­tas con­de­na­dos por su­bor­no

REGULAÇÃO DO TRÂN­SI­TO

Jornal de Angola - - PARTADA - NEUSA DE MENEZES |

O Tri­bu­nal de Po­lí­cia con­de­nou on­tem, em Lu­an­da, a 30 di­as de pri­são, con­ver­ti­da no pa­ga­men­to de mul­ta de 50 mil kwan­zas, dois au­to­mo­bi­lis­tas por ten­ta­ti­va de su­bor­no a agen­tes re­gu­la­do­res de trân­si­to e um por de­sa­ca­to à au­to­ri­da­de.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da on­tem ao Jor­nal de An­go­la pe­lo su­bins­pec­tor Au­ler Ma­ta­ri, ofi­ci­al de in­for­ma­ção do Co­man­do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, que dis­se es­ta­rem os jul­ga­dos num rol de 14 pes­so­as de­ti­das, sen­do se­te por con­du­ção sob efei­to de ál­co­ol, dois por ten­ta­ti­va de su­bor­no, dois por de­sa­ca­to à au­to­ri­da­de e três por po­lui­ção so­no­ra.

A Po­lí­cia re­gis­tou 18 aci­den­tes de vi­a­ção, que pro­vo­ca­ram a mor­te a cin­co pes­so­as, fe­ri­men­to em 25 e da­nos ma­te­ri­ais ava­li­a­dos em mais de no­ve mi­lhões de kwan­zas. Na ori­gem dos aci­den­tes es­ti­ve­ram a ne­gli­gên­cia, o ex­ces­so de ve­lo­ci­da­de, o con­su­mo de ál­co­ol e a dis­trac­ção.

A Bri­ga­da Es­pe­ci­al de Trân­si­to pas­sou 523 mul­tas por in­frac­ções ao Có­di­go de Es­tra­da e apre­en­deu 33 vi­a­tu­ras e 304 mo­to­ri­za­das.

O su­bins­pec­tor Au­ler Ma­ta­ri in­for­mou que, em re­la­ção ao com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de, fo­ram de­ti­dos 106 pre­su­mí­veis au­to­res de cri­mes que che­ga­ram ao co­nhe­ci­men­to da Po­lí­cia e apre­en­di­das dez ar­mas de fo­go, três qui­lo­gra­mas de dro­ga e qua­tro vi­a­tu­ras. O Ser­vi­ço de Emer­gên­cia Po­li­ci­al, com o nú­me­ro 113, re­gis­tou 242 te­le­fo­ne­mas, dis­se Au­ler Ma­ta­ri, que pe­diu aos ci­da­dãos pa­ra de­nun­ci­a­rem su­pos­tos cri­mi­no­sos, uma vez que “o pla­ne­a­men­to ope­ra­ci­o­nal da Po­lí­cia é fei­ta com ba­se nas de­nún­ci­as de cri­mes efec­tu­a­dos”. Em seu en­ten­der, mais va­le o ci­da­dão con­sen­tir o sa­cri­fí­cio de ir até a uma es­qua­dra ou a um pos­to po­li­ci­al e fa­zer uma de­nún­cia, per­mi­tin­do que os mar­gi­nais se­jam pu­ni­dos pe­los cri­mes co­me­ti­dos.

Tam­bém por te­le­fo­ne o por­ta­voz em Lu­an­da do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Pro­tec­ção Ci­vil e Bom­bei­ros, Faus­ti­no Min­guês, dis­se que fo­ram re­gis­ta­das se­te ocor­rên­ci­as, me­nos du­as em re­la­ção ao pe­río­do an­te­ri­or. Uma das ocor­rên­ci­as tem a ver com uma mu­lher de 34 anos, en­con­tra­da mor­ta no in­te­ri­or da mo­ra­dia em que vi­via, no bair­ro Ho­ji ya Hen­da. Ou­tras ocor­rên­ci­as são ca­sos pré-hos­pi­ta­la­res, en­vol­ven­do ví­ti­mas de aci­den­tes de vi­a­ção e de vá­ri­as pa­to­lo­gi­as, en­ca­mi­nha­dos pa­ra uni­da­des sa­ni­tá­ri­as pú­bli­cas e pri­va­das, por am­bu­lân­cia do Ser­vi­ço de Emer­gên­cia Mé­di­ca de An­go­la.

Os bom­bei­ros ex­tin­gui­ram três in­cên­di­os, sen­do dois de ori­gem cri­mi­no­sa e um cau­sa­do por cur­to-cir­cui­to, ocor­ri­dos no dis­tri­to da Mai­an­ga e no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, es­tan­ca­ram um der­ra­me de com­bus­tí­vel na es­tra­da da Ca­lem­ba II, cau­sa­do por du­as vi­a­tu­ras em mau es­ta­do téc­ni­co, e de­sen­cra­va­ram uma por­ta na Cen­tra­li­da­de do Ki­lam­ba.

KINDALA MANUEL

Re­gu­la­do­res de trân­si­to em ac­ti­vi­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.