Jornal de Angola

Motoristas condenados por suborno

REGULAÇÃO DO TRÂNSITO

- NEUSA DE MENEZES |

O Tribunal de Polícia condenou ontem, em Luanda, a 30 dias de prisão, convertida no pagamento de multa de 50 mil kwanzas, dois automobili­stas por tentativa de suborno a agentes reguladore­s de trânsito e um por desacato à autoridade.

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pelo subinspect­or Auler Matari, oficial de informação do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, que disse estarem os julgados num rol de 14 pessoas detidas, sendo sete por condução sob efeito de álcool, dois por tentativa de suborno, dois por desacato à autoridade e três por poluição sonora.

A Polícia registou 18 acidentes de viação, que provocaram a morte a cinco pessoas, ferimento em 25 e danos materiais avaliados em mais de nove milhões de kwanzas. Na origem dos acidentes estiveram a negligênci­a, o excesso de velocidade, o consumo de álcool e a distracção.

A Brigada Especial de Trânsito passou 523 multas por infracções ao Código de Estrada e apreendeu 33 viaturas e 304 motorizada­s.

O subinspect­or Auler Matari informou que, em relação ao combate à criminalid­ade, foram detidos 106 presumívei­s autores de crimes que chegaram ao conhecimen­to da Polícia e apreendida­s dez armas de fogo, três quilograma­s de droga e quatro viaturas. O Serviço de Emergência Policial, com o número 113, registou 242 telefonema­s, disse Auler Matari, que pediu aos cidadãos para denunciare­m supostos criminosos, uma vez que “o planeament­o operaciona­l da Polícia é feita com base nas denúncias de crimes efectuados”. Em seu entender, mais vale o cidadão consentir o sacrifício de ir até a uma esquadra ou a um posto policial e fazer uma denúncia, permitindo que os marginais sejam punidos pelos crimes cometidos.

Também por telefone o portavoz em Luanda do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Faustino Minguês, disse que foram registadas sete ocorrência­s, menos duas em relação ao período anterior. Uma das ocorrência­s tem a ver com uma mulher de 34 anos, encontrada morta no interior da moradia em que vivia, no bairro Hoji ya Henda. Outras ocorrência­s são casos pré-hospitalar­es, envolvendo vítimas de acidentes de viação e de várias patologias, encaminhad­os para unidades sanitárias públicas e privadas, por ambulância do Serviço de Emergência Médica de Angola.

Os bombeiros extinguira­m três incêndios, sendo dois de origem criminosa e um causado por curto-circuito, ocorridos no distrito da Maianga e no município de Viana, estancaram um derrame de combustíve­l na estrada da Calemba II, causado por duas viaturas em mau estado técnico, e desencrava­ram uma porta na Centralida­de do Kilamba.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Reguladore­s de trânsito em actividade
KINDALA MANUEL Reguladore­s de trânsito em actividade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola