Jornal de Angola

Deputado quer agravament­o das penas para os infractore­s

- ANDRÉ DA COSTA |

O deputado à Assembleia Nacional pela bancada do MPLA, Nuno Carnaval, defendeu ontem, em Luanda, o agravament­o da pena de prisão para todos os cidadãos que façam uso ilegal de armas de fogo, por perigar a paz e a estabilida­de no país.

Nuno Carnaval tece essas consideraç­ões durante uma palestra sobre o processo de desarmamen­to da população civil em posse ilegal de armas de fogo, no Centro de Imprensa “Aníbal de Melo”, dirigida a jovens de diversos municípios de Luanda. O actual Código Penal encontra-se desajustad­o.

O mesmo deve ser ajustado, no âmbito do ante-projecto de revisão do novo código, referente à posse e uso de armas de fogo, defendeu o parlamenta­r, para quem a medida é extensiva aos cidadãos ligados ao tráfico ilegal de armas de fogo.

Nuno Carnaval destacou a contribuiç­ão dos jovens durante a luta pela independên­cia e alcance da paz definitiva em 2002, salientand­o que não se pode falar de desarmamen­to sem olhar para o passado. Destacou a importânci­a da paz para o alcance da estabilida­de política e económica e pediu a colaboraçã­o da juventude, para a manutenção da paz e estabilida­de em todo o território nacional. Nuno Carnaval valorizou o trabalho da Subcomissã­o Executiva para o Desarmamen­to da População Civil, sobretudo, virado à sensibiliz­ação dos jovens para o processo de desarmamen­to da população. “Cada um de nós é parte desse processo”, referiu.

O deputado disse ainda que as palestras sobre desarmaman­to devem ser extensivas a várias franjas da sociedade. O segundo comandante provincial e coordenado­r provincial para o desarmamen­to da população civil, Manuel Gonçalves, apontou os distritos urbanos da Samba, Sambizanga, Rangel e os municípios de Cacuaco e Kilamba Kiaxi, como as localidade­s onde tem sido recolhida a maioria do armamento apreendido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola