Co­reia do Sul re­for­ça la­ços

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A Co­reia do Sul aco­lhe, des­de se­gun­da-fei­ra, uma con­fe­rên­cia mi­nis­te­ri­al com os paí­ses afri­ca­nos, vi­san­do o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca, re­cor­dou se­gun­da-fei­ra o mi­nis­tro das Fi­nan­ças sul-co­re­a­no, Yoo Il-ho.

“Áfri­ca tem um po­ten­ci­al e opor­tu­ni­da­des ili­mi­ta­das. O en­con­tro da Ko­a­fec vai con­tri­buir pa­ra es­trei­tar a re­la­ção en­tre a Co­reia do Sul e Áfri­ca. Áfri­ca é um con­ti­nen­te que acre­di­ta­mos ser um ex­ce­len­te par­cei­ro”, fri­sou Yoo Il-ho. A quin­ta Con­fe­rên­cia Mi­nis­te­ri­al de Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca Co­reia - Áfri­ca (Ko­a­fec), que de­cor­re em Seul de 24 a 27 de Ou­tu­bro, con­ta com a pre­sen­ça de mi­nis­tros e vi­ce-mi­nis­tros das Fi­nan­ças dos 54 paí­ses mem­bros e de re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tui­ções re­gi­o­nais, co­mo o Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD).

A Co­reia de­ve cri­ar um pa­co­te de co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca no va­lor de dez mil mi­lhões de dó­la­res, en­vol­ven­do o Fun­do de Co­o­pe­ra­ção e De­sen­vol­vi­men­to Eco­nó­mi­co, cri­a­do em 1987 pa­ra aju­dar os paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, for­ne­cen­do em­prés­ti­mos ba­ra­tos e o pro­gra­ma de par­ti­lha de co­nhe­ci­men­to, cri­a­do em 2006, pa­ra ofe­re­cer a sua ex­pe­ri­ên­cia de cres­ci­men­to e ou­tros co­nhe­ci­men­tos.

As ac­ti­vi­da­des co­mer­ci­ais da Co­reia do Sul com os paí­ses afri­ca­nos atin­giu18,2 mil mi­lhões de dó­la­res, em 2015, com o in­ves­ti­men­to na re­gião a to­ta­li­zar 146 mi­lhões de dó­la­res. AAs­sis­tên­cia Ofi­ci­al ao De­sen­vol­vi­men­to (ODA) pa­ra o con­ti­nen­te afri­ca­no as­cen­deu pa­ra 332,7 mi­lhões em 2014, re­pre­sen­tan­do 24 por cen­to do to­tal das con­tri­bui­ções do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.