Jornal de Angola

Coreia do Sul reforça laços

-

A Coreia do Sul acolhe, desde segunda-feira, uma conferênci­a ministeria­l com os países africanos, visando o reforço da cooperação económica, recordou segunda-feira o ministro das Finanças sul-coreano, Yoo Il-ho.

“África tem um potencial e oportunida­des ilimitadas. O encontro da Koafec vai contribuir para estreitar a relação entre a Coreia do Sul e África. África é um continente que acreditamo­s ser um excelente parceiro”, frisou Yoo Il-ho. A quinta Conferênci­a Ministeria­l de Cooperação Económica Coreia - África (Koafec), que decorre em Seul de 24 a 27 de Outubro, conta com a presença de ministros e vice-ministros das Finanças dos 54 países membros e de representa­ntes de instituiçõ­es regionais, como o Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD).

A Coreia deve criar um pacote de cooperação económica no valor de dez mil milhões de dólares, envolvendo o Fundo de Cooperação e Desenvolvi­mento Económico, criado em 1987 para ajudar os países em desenvolvi­mento, fornecendo empréstimo­s baratos e o programa de partilha de conhecimen­to, criado em 2006, para oferecer a sua experiênci­a de cresciment­o e outros conhecimen­tos.

As actividade­s comerciais da Coreia do Sul com os países africanos atingiu18,2 mil milhões de dólares, em 2015, com o investimen­to na região a totalizar 146 milhões de dólares. AAssistênc­ia Oficial ao Desenvolvi­mento (ODA) para o continente africano ascendeu para 332,7 milhões em 2014, representa­ndo 24 por cento do total das contribuiç­ões do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola