Re­for­ço do sis­te­ma e con­tro­lo da ma­lá­ria

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - CÉSAR AN­DRÉ |

A World Vi­si­on An­go­la foi se­lec­ci­o­na­da, on­tem, pe­lo Me­ca­nis­mo de Co­o­pe­ra­ção do Fun­do Glo­bal, atra­vés de um con­cur­so pú­bli­co, pa­ra co­or­de­nar a for­ma­ção de Agen­tes de De­sen­vol­vi­men­to Co­mu­ni­tá­rio de Saú­de ADECOS.

A ac­ção for­ma­ti­va, re­a­li­za­da em par­ce­ria com a so­ci­e­da­de ci­vil e o Pro­gra­ma Na­ci­o­nal de Con­tro­lo a Ma­la­ria do Mi­nis­té­rio da Saú­de, per­mi­te o re­for­ço do sis­te­ma de con­tro­lo e res­pos­ta à ma­lá­ria.

Pa­ra re­a­li­za­ção des­ta ac­ção de for­ma­ção, que tem du­ra­ção de dois anos, fo­ram alo­ca­dos cer­ca de oi­to mi­lhões de dó­la­res.

A for­ma­ção po­de ter um im­pac­to po­si­ti­vo so­bre a vi­da de mais de um mi­lhão de crianças nas pro­vín­ci­as de Ben­gue­la, Ben­go, Ca­bin­da, Hui­la, Lu­an­da, Lun­da Nor­te, Ma­lan­je, Mo­xi­co e Uí­ge.

Uma das prin­ci­pais me­tas des­te pro­jec­to é re­du­zir até ses­sen­ta por cen­to a mor­bi­li­da­de e mor­ta­li­da­de por ma­lá­ria até 2020 em re­la­ção à li­nha de ba­ses de 2014 e a re­du­ção ace­le­ra­da da mor­bi­li­da­de ma­ter­no-in­fan­til e de crianças com ida­de in­fe­ri­or a cin­co anos.

O di­rec­tor na­ci­o­nal da Saú­de Pu­bli­ca, Mi­guel dos San­tos de Oli­vei­ra, dis­se, du­ran­te a apre­sen­ta­ção do con­cur­so pú­bli­co, que o pro­jec­to de for­ma­ção vem num mo­men­to cer­to e é uma gran­de con­tri­bui­ção ao país.

Sus­ten­tou que o país tem de me­lho­rar os in­di­ca­do­res da ma­lá­ria, tu­ber­cu­lo­se e VIH-Si­da.

A World Vi­si­on é uma or­ga­ni­za­ção hu­ma­ni­tá­ria cris­tã que, ao abri­go dos acor­dos as­si­na­dos com o Go­ver­no de An­go­la em 1988, tra­ba­lha na área de as­sis­tên­cia hu­ma­ni­tá­ria, apoi­an­do as po­pu­la­ções no fo­men­to do de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.