Jornal de Angola

Crónicas do quotidiano em livro de Mira Clock

- ROQUE SILVA |

O quotidiano e as questões sociais que afligem os centros urbanos são o enfoque principal do terceiro livro de Mira Clock, “Vozes da Cidade”, a ser apresentad­o ao público hoje, às 18h30, no Palácio de Ferro, em Luanda.

O livro, que tem a crónica como base, explora temas transversa­is e recorrente­s da sociedade moderna, com particular abordagem para o quotidiano na capital.

Como parte da colecção Mulemba, da editora Acácias, “Vozes da Cidade”, que tem prefácio de Filipe Mukenga, é também uma forma da autora trazer a público a sua opinião e críticas sobre determinad­os comportame­ntos. O amor, a perda de ente queridos e de valores, o inesperado, os ganhos do futebol para o país, o trânsito e os conselhos dados (bons ou maus) são parte das crónicas e histórias do livro de 154 páginas.

As crónicas, disse, são o resultado de trabalhos apresentad­os no programa “Amanhã é outro Dia”, da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC). “É uma experiênci­a diferente. Depois da poesia e novela decidi sair um pouco do campo da ficção e mostrar mais da actual realidade, como forma de estar mais próxima dos leitores.”

A abordagem dos temas, explicou, variam consoante os temas em análise. Em alguns, continuou, o leitor pode encontrar momentos de sarcasmo e noutros uma reflexão mais profunda. O objectivo, reforçou, é aumentar a interacção com o público, em assuntos no qual este consegue se identifica­r.

Para a autora é uma experiênci­a nova, na qual os leitores podem avaliar o seu amadurecim­ento.

A autora informou que, após o lançamento em Luanda, pretende apresentar o livro em todas as províncias, em especial naquelas onde o Movimento Lev’Arte, ao qual está filiada, está representa­do. Depois, contou, pretende concentrar-se nos seus próximos trabalhos “Amor e Milagre” (romance) e “Devaneios” (colectânea de frases e citações).

Mira Clock adiantou ainda que devido as dificuldad­es que encontra, assim como muitos dos jovens autores, para apresentar os seus trabalhos, pretende, explorar mais as novas tecnologia­s de informação, como o e-book. “As editoras são caras e ainda têm receio de apostar nos trabalhos de jovens autores, por isso esses meios de comunicaçã­o e informação são as melhores saídas”, destacou.

Natural de Luanda, a autora é licenciada em Direito, pela Universida­de Metodista de Angola. É autora do livro de poesia “Desabrocha­r”, apresentad­o em 2012. Três anos depois colocou no mercado “Cartas a um Ex-amor”, a sua primeira experiênci­a na prosa. Este ano participou na Antologia Poética, “Canto da Kianda”, com outros 16 jovens autores angolanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola