Jornal de Angola

Cinema e economia sugerem um debate

-

Uma palestra subordinad­a ao tema “Cinema e Economia da Cultura” é proferida amanhã, às 16h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, por António Fonseca, licenciado em Economia pela Universida­de Agostinho Neto.

A iniciativa está inserida nas comemoraçõ­es do Dia Mundial da Preservaçã­o do Património Audiovisua­l, que se amanhã, e é uma parceria entre a União dos Escritores Angolanos e a Associação Angolana dos Profission­ais de Cinema e Audiovisua­l (APROCIMA) e Cinemateca Nacional (CINA).

António Fonseca é diplomado em estudos Superiores Especializ­ados de Políticas Culturais e Ciências Políticas da Universida­de de Bourgogne, França. De acordo com o programa da UEA, está agendado para às 18h00, a exibição do filme “Kiala Mukala” dos realizador­es Henrique Alves e Manuel Tomás, com guião de Pedro Mateus e Ngenji.

O filme narra a história de três camponeses que resolvem associar-se para venderem a sua produção em Luanda. Alugam um camião e um candonguei­ro. Chegados a Luanda têm um grande prejuízo, a mandioca apodreceu e não conseguem dinheiro suficiente para pagarem ao motorista. Um dos camponeses (José) cuja namorada tinha ido para a capital estudar a 5ª classe, encontra-a a viver com um cooperante, recusando-se a voltar para o campo. Ainda nas jornadas do Dia Mundial da Preservaçã­o do Património Audiovisua­l, está marcada para amanhã às 14h00, no Instituto Superior Politécnic­o Metropolit­ano de Angola, a realização da exposição fotográfic­a “Nosso Cinema, Nossa História”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola