Ci­ne­ma e eco­no­mia su­ge­rem um de­ba­te

Jornal de Angola - - CULTURA -

Uma pa­les­tra su­bor­di­na­da ao te­ma “Ci­ne­ma e Eco­no­mia da Cul­tu­ra” é pro­fe­ri­da ama­nhã, às 16h00, na União dos Escritores An­go­la­nos (UEA), em Lu­an­da, por An­tó­nio Fon­se­ca, li­cen­ci­a­do em Eco­no­mia pe­la Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to.

A ini­ci­a­ti­va es­tá in­se­ri­da nas co­me­mo­ra­ções do Dia Mun­di­al da Pre­ser­va­ção do Pa­tri­mó­nio Au­di­o­vi­su­al, que se ama­nhã, e é uma par­ce­ria en­tre a União dos Escritores An­go­la­nos e a As­so­ci­a­ção An­go­la­na dos Pro­fis­si­o­nais de Ci­ne­ma e Au­di­o­vi­su­al (APROCIMA) e Ci­ne­ma­te­ca Na­ci­o­nal (CINA).

An­tó­nio Fon­se­ca é di­plo­ma­do em es­tu­dos Su­pe­ri­o­res Es­pe­ci­a­li­za­dos de Po­lí­ti­cas Cul­tu­rais e Ci­ên­ci­as Po­lí­ti­cas da Uni­ver­si­da­de de Bour­gog­ne, Fran­ça. De acor­do com o pro­gra­ma da UEA, es­tá agen­da­do pa­ra às 18h00, a exi­bi­ção do fil­me “Ki­a­la Mu­ka­la” dos re­a­li­za­do­res Hen­ri­que Al­ves e Manuel To­más, com guião de Pedro Ma­teus e Ngen­ji.

O fil­me nar­ra a his­tó­ria de três cam­po­ne­ses que re­sol­vem as­so­ci­ar-se pa­ra ven­de­rem a sua pro­du­ção em Lu­an­da. Alu­gam um ca­mião e um can­don­guei­ro. Che­ga­dos a Lu­an­da têm um gran­de pre­juí­zo, a man­di­o­ca apo­dre­ceu e não con­se­guem di­nhei­ro su­fi­ci­en­te pa­ra pa­ga­rem ao mo­to­ris­ta. Um dos cam­po­ne­ses (Jo­sé) cu­ja na­mo­ra­da ti­nha ido pa­ra a ca­pi­tal es­tu­dar a 5ª clas­se, en­con­tra-a a vi­ver com um co­o­pe­ran­te, re­cu­san­do-se a vol­tar pa­ra o cam­po. Ain­da nas jornadas do Dia Mun­di­al da Pre­ser­va­ção do Pa­tri­mó­nio Au­di­o­vi­su­al, es­tá mar­ca­da pa­ra ama­nhã às 14h00, no Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or Po­li­téc­ni­co Me­tro­po­li­ta­no de An­go­la, a re­a­li­za­ção da ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca “Nos­so Ci­ne­ma, Nos­sa His­tó­ria”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.