Em­bai­xa­dor ja­po­nês re­al­ça in­ter­câm­bio cul­tu­ral com An­go­la

Jornal de Angola - - CULTURA -

O em­bai­xa­dor ja­po­nês em An­go­la, Ku­ni­a­ki Ito, elo­gi­ou, na se­gun­da-fei­ra, o es­ta­do de co­o­pe­ra­ção e de ami­za­de en­tre os dois po­vos e paí­ses, que qu­er ver alar­ga­da no do­mí­nio cul­tu­ral.

O di­plo­ma­ta ja­po­nês fez es­te pro­nun­ci­a­men­to du­ran­te um se­mi­ná­rio so­bre os va­lo­res dos ins­tru­men­tos mu­si­cais de tra­di­ção ja­po­ne­sa, de­sig­na­da­men­te tai­ko (tam­bor tra­di­ci­o­nal ja­po­nês), ac­to re­a­li­za­do no Com­ple­xo das Es­co­las de Ar­te (Ce­ar­te), em Lu­an­da.

Du­ran­te a ac­ti­vi­da­de, que vi­sou tam­bém as­si­na­lar o 40.º ani­ver­sá­rio do es­ta­be­le­ci­men­to de re­la­ções di­plo­ma­tas en­tre An­go­la e o Ja­pão, hou­ve uma in­te­rac­ção en­tre os es­tu­dan­tes do Ce­ar­te e o gru­po cul­tu­ral Ja­po­nês Tai­ko, com a de­mons­tra­ção da ri­que­za cul­tu­ral do Ja­pão e as po­ten­ci­a­li­da­des ar­tís­ti­cas an­ces­trais que po­de­rão ser­vir de mo­ti­va­ção pa­ra a for­ma­ção mu­si­cal dos jo­vens an­go­la­nos.

Por seu tur­no, a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cer­quei­ra, que as­sis­tiu a ac­ti­vi­da­de, agra­de­ceu a con­tri­bui­ção do Ja­pão no pro­ces­so de re­cons­tru­ção na­ci­o­nal e na for­ma­ção de qua­dros, ten­do ape­la­do igual­men­te pa­ra que a for­ma­ção ar­tís­ti­ca em par­ti­cu­lar a mu­si­cal pos­sa ser in­cluí­da nas pri­o­ri­da­des fu­tu­ras.

O Ja­pão mo­der­no é um dos mai­o­res ex­por­ta­do­res do mun­do de cul­tu­ra. Os de­se­nhos ani­ma­dos, his­tó­ri­as em qua­dri­nhos, a cul­tu­ra pop ja­po­ne­sa -li­te­ra­tu­ra e mú­si­ca con­quis­ta­ram po­pu­la­ri­da­de em to­do o mun­do, es­pe­ci­al­men­te nos ou­tros paí­ses asiá­ti­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.