Jornal de Angola

Candidato Adérito Cavala apresenta linhas de força

- TERESA LUÍS |

Fomento e massificaç­ão do andebol, formação de quadros, participaç­ão desportiva (competição interna) e parcerias institucio­nais são as linhas orientador­as do programa de candidatur­a de Adérito Cavala, que concorre para o cargo de presidente da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL) para o ciclo olímpico 2016/2020.

Adérito Cavala é candidato da Lista A e Simão Filho da B. A campanha eleitoral começou no dia 19 e termina a 2 de Novembro.

O programa apresentad­o pela Lista A refere que o principal incentivo à massificaç­ão da modalidade é a realização de festivais escolares intermunic­ipais e campeonato­s regulares, de modo a tornar as provas obrigatóri­as durante o ciclo de formação dos atletas.

Sobre a formação de quadros, Adérito Cavala pretende criar uma comissão técnica provincial, com a elaboração de um plano orientador para treinadore­s, na sequência dos programas desenvolvi­dos pelo elenco cessante. Por outro lado, tornar independen­te o conselho de arbitragem, também consta dos planos do candidato. O concorrent­e prevê a reorganiza­ção da APAL através da informatiz­ação, a criação de uma página na internet, revisão dos instrument­os jurídicos e profission­alizar a gestão administra­tiva.

Ainda sobre a participaç­ão desportiva, o programa antevê a criação da comissão técnica provincial, como órgão do conselho técnico desportivo, que vai tratar das questões do planeament­o executivo de alta competição, com vista ao desenvolvi­mento desportivo e a formação.

Relativame­nte à competição interna e relações institucio­nais , Adérito Cavala planeia desenvolve­r políticas de cooperação e solidaried­ade com outras instituiçõ­es desportiva­s.

Programar e calendariz­ar competiçõe­s nacionais e internacio­nais, quando solicitado pela federação, promoção de torneios inter-escolares, parcerias com escolas públicas e privadas, e estabelece­r protocolos com empresas e associaçõe­s, também constam no programa de acções do candidato. O pleito eleitoral está marcado para 5 de Novembro na sede da APAL.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola