Ma­nu­ten­ção pren­de aten­ção dos adep­tos

PON­TA FI­NAL EMPOLGANTE DO GIRABOLA Qua­tro agre­mi­a­ções lu­tam pa­ra evi­tar des­pro­mo­ção pa­ra o se­gun­do es­ca­lão

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­TÓ­NIO DE BRITO |

A du­as jornadas do fi­nal da 36ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da I Di­vi­são, Girabola Zap, a dis­pu­ta do tí­tu­lo con­ti­nua emo­ci­o­nan­te, com 1º de Agos­to e Pe­tro de Lu­an­da, mas es­tá igual­men­te re­nhi­da a lu­ta pa­ra a ma­nu­ten­ção na com­pe­ti­ção, on­de há qua­tro agre­mi­a­ções a lu­ta­rem pa­ra es­ca­par da des­ci­da.

Se o 1º de Agos­to e Pe­tro de Lu­an­da con­cor­rem ao tí­tu­lo, o cam­pe­o­na­to es­tá ao ru­bro e re­lan­ça­do na cau­da da clas­si­fi­ca­ção Des­por­ti­vo da Huí­la, 4 de Abril, ASA e Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to dis­pu­tam a ma­nu­ten­ção. Nes­ta si­tu­a­ção, três equi­pas so­mam 30 pon­tos, co­mo são os ca­sos do Des­por­ti­vo da Huí­la, 4 de Abril e ASA, en­quan­to a Aca­dé­mi­ca do Lo­bi­to re­gis­ta 28.

A dis­pu­ta da 29ª jor­na­da no sá­ba­do, em si­mul­tâ­neo, po­de re­ve­lar-se cru­ci­al. À pro­cu­ra da ma­nu­ten­ção, o Des­por­ti­vo da Huí­la tem pa­ra já uma des­lo­ca­ção di­fí­cil ao ter­re­no do Re­cre­a­ti­vo da Caá­la, on­de es­tá obri­ga­do a ven­cer pa­ra man­ter a ace­sa a es­pe­ran­ça de con­ti­nu­ar no con­ví­vio dos gran­des clu­bes.

Na con­di­ção de equi­pa vi­si­ta­da, o Des­por­ti­vo da Huí­la des­per­di­çou na úl­ti­ma jor­na­da a opor­tu­ni­da­de de ga­ran­tir a per­ma­nên­cia na “fi­na­flor” do fu­te­bol na­ci­o­nal, ao per­der (0-1) fren­te ao Pro­gres­so da Lun­da Sul, com­pli­can­do as con­tas pa­ra a fu­ga à des­pro­mo­ção.

Fren­te à for­ma­ção do Pla­nal­to Cen­tral, os huí­la­nos são os prin­ci­pais in­te­res­sa­dos na vi­tó­ria. Em ca­so de triun­fo so­bre o Caá­la, a equi­pa de Ivo Tra­ça che­ga aos 33 pon­tos e fi­ca mais per­to da ma­nu­ten­ção, bas­tan­do­lhe um em­pa­te na úl­ti­ma jor­na­da di­an­te do Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, de­ten­tor do tí­tu­lo. Con­tac­ta­do pe­lo Jor­nal de An­go­la, Ivo Tra­ça, trei­na­dor do Des­por­ti­vo, re­fe­riu que só os três pon­tos in­te­res­sam no de­sa­fio com a Caá­la, ape­sar de pre­ver al­gu­mas di­fi­cul­da­des. “Se qui­ser­mos con­ti­nu­ar no Girabola, te­mos de ven­cer na des­lo­ca­ção ao Hu­am­bo. Sa­be­mos que se­rá di­fí­cil, mas não te­mos ou­tra al­ter­na­ti­va”.

De­pois da der­ro­ta (3-0) fren­te ao Ka­bus­corp, o 4 de Abril tem mais um jo­go com­pli­ca­do di­an­te do In­ter­clu­be, que vem de um re­sul­ta­do des­ni­ve­la­do (6-1) com o 1º de Agos­to. A equi­pa trei­na­da por João Ma­cha­do só tem uma saí­da pa­ra “fin­tar” o ac­tu­al ce­ná­rio, ven­cer o de­sa­fio com os po­lí­ci­as, por­que na jor­na­da se­guin­te vem a Lu­an­da jo­gar com o afli­to ASA. “Va­mos en­fren­tar um ad­ver­sá­rio fu­ri­o­so. Te­mos de ser cau­te­lo­sos na abor­da­gem ao jo­go, pa­ra sair­mos vi­to­ri­o­sos”, dis­se o trei­na­dor ao Jor­nal de An­go­la”. AA­ca­dé­mi­ca do Lo­bi­to fren­te ao Ka­bus­corp jo­ga car­ta­da de­ci­si­va, de­pois da des­pro­mo­ção do 1º de Maio de Ben­gue­la. An­te aos pa­lan­qui­nos, os es­tu­dan­tes de An­tó­nio Lopes “Chiby” de­fen­dem a per­ma­nên­cia da pro­vín­cia no­es­ca­lão­prin­ci­pal.“Anos­sa­con­ti­nui­da­de pas­sa por uma vi­tó­ria fren­te ao Ka­bus­corp. Te­mos a mis­são de man­ter­mos Ben­gue­la na pri­mei­ra di­vi­são”, ga­ran­tiu Chiby ao Jor­nal de An­go­la. No dér­bi de Lu­an­da, o ASA vi­si­ta o 1º de Agos­to, no Es­tá­dio Na­ci­o­nal 11 de No­vem­bro, nu­ma das par­ti­das mais com­pli­ca­das que os avi­a­do­res têm pe­la fren­te, an­tes do fi­nal da pro­va.

“É mais um jo­go di­fí­cil di­an­te do 1º de Agos­to. Sa­be­mos que as pos­si­bi­li­da­des de pon­tu­ar são re­mo­tas. Va­mos fa­zer de tu­do pa­ra con­se­guir­mos um re­sul­ta­do po­si­ti­vo. Mas não se­rá fá­cil, por­que o ad­ver­sá­rio não vai fa­ci­li­tar”, re­co­nhe­ceu o téc­ni­co Jo­sé de Car­va­lho “Co­ro­la”.

JO­SÉ SOARES

Equi­pa avi­a­do­ra tem du­as par­ti­das de ele­va­do grau de di­fi­cul­da­de com as for­ma­ções do 1º de Agos­to e 4 de Abril do Cuando Cubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.