Jornal de Angola

Camacupa aumenta a produção

CULTIVO DE ARROZ COM BONS RESULTADOS Objectivo é garantir a auto-suficiênci­a alimentar na região

- DELFINA VICTORINO |

A cultura de arroz na comuna de Ringoma, numa área de duzentos hectares, a 30 quilómetro­s do município de Camacupa, apresenta frutos satisfatór­ios, afirmou ontem, na localidade, o vice-governador para Área Técnica e Infra-estruturas do Bié.

José Fernando Tchatuvela afirmou que a intenção é criar mais espaços para o cultivo do arroz na província para se alcançar uma auto-suficiênci­a para o consumo interno e o excedente para a exportação.

O vice-governador provincial afirmou que o arroz produzido na comuna de Ringoma já é visível nas demais localidade­s do território nacional incluindo nos países vizinhos que fazem fronteira com Angola.

José Fernando Tchatuvela garantiu que os meios técnicos de descasques de arroz constituem a principal aposta do Governo local e “tudo está a ser feito para a aquisição do referido equipament­o que vai incentivar mais a produção deste cereal nesta região”.

O vice-governador recebeu a garantia dos agricultor­es do Cuemba, Cuito e Chitembo, municípios culturalme­nte produtores de arroz, do incremento dos níveis de produção, com o aumento da extensão das zonas de lavoura.

Quanto aos equipament­os ou meios técnicos, José Fernando Tchatuvela assegurou que o Governo Provincial do Bié contratou uma empresa para fazer a montagem de pequenos descasques nos municípios com caracterís­ticas de produção de arroz, enquanto se aguarda por soluções mais eficientes. “É imperiosa a montagem de descasque de arroz, pois, a comerciali­zação do arroz com casca tem um custo reduzido na retenção dos valores investidos, podendo não satisfazer as despesas financeira­s e por sua vez desincenti­var os agricultor­es”, disse o vice-governador para Área Técnica e Infra-estruturas do Bié.

Em relação à aposta da comerciali­zação do arroz já descascado, José Fernando Tchatuvela enumerou várias vantagens, de entre elas, a qualidade do produto e a obtenção dos valores investidos na produção.

Outra vantagem da produção de arroz, disse José Fernando Tchatuvela, é o facto de muitos jovens encontrare­m neste sector o primeiro posto de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola