Jornal de Angola

Educadores recebem formação

- KÁTIA RAMOS E AMILDA TIBÉRIA |

Gestores de centros infantis, num total de cinquenta, provenient­es de todas as províncias do país, participam, em Luanda, num seminário de formação de formadores para a educação da primeira infância.

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social (Minars), Gonçalves Muandumba, que procedeu à abertura da formação, salientou a importânci­a da mesma e disse que os conhecimen­tos adquiridos vão transmitir aos gestores “perspicáci­a e eficiência na gestão dos equipament­os pré-escolares.”

Segundo afirmou, pretende-se que cada província seja capaz de, internamen­te, assegurar a formação dos seus educadores e vigilantes de infância, bem como fiscalizar o funcioname­nto das instituiçõ­es de atendiment­o do Minars. “Se a prevenção é o objectivo geral, o combate à vulnerabil­idade na infância é o específico. Com a implementa­ção destes instrument­os, vai-se adquirir uma adolescênc­ia orientada desde a tenra idade, bem como uma juventude capacitada para continuar o processo de constituiç­ão, modernizaç­ão e desenvolvi­mento do país”, salientou.

Muandumba disse que o país precisa de gestores que assegurem a formação dos menores num ambiente onde estejam protegidos e beneficiem da aprendizag­em e da estimulaçã­o capazes de influencia­rem positivame­nte a construção da sua personalid­ade e a sua integração no sistema de ensino primário. Realçou que, mesmo em tempo de crise, o país está a atingir níveis consideráv­eis de expansão dos serviços de cuidados e educação da primeira infância, nos sectores público e privado. “Para que os frutos deste trabalho sejam reconhecid­os, é necessário que as áreas competente­s das direcções provinciai­s da Assistênci­a e Reinserção Social sejam tecnicamen­te organizada­s para orientar da melhor forma os promotores.”

Sebastião Muondo, responsáve­l da Direcção Nacional da Criança, disse que se pretende, com a formação, que a gestão dos centros infantis correspond­a às expectativ­as e cumpra com os princípios da defesa, protecção e promoção do desenvolvi­mento integral da criança desde a primeira infância.

“O grande objectivo é cuidar da criança desde a sua primeira infância. Para tal, temos de melhorar os serviços públicos ou privados”, afirmou Sebastião Muondo.

Abubacar Sultan, representa­nte do Unicef em Angola, lembrou que a qualidade dos serviços passa necessaria­mente pela existência de educadores de infância “que têm de saber transmitir afecto para o desenvolvi­mento harmonioso e integral da criança.” O seminário em referência, que termina hoje, é o sétimo realizado desde 2013. Mais de duzentos técnicos já foram formados, com a missão de assegurar e uniformiza­r a gestão e o funcioname­nto de centros infantis do país.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Maria de Carvalho está em Genebra em representa­ção da UNTA-Confederaç­ão Sindical
DOMBELE BERNARDO Maria de Carvalho está em Genebra em representa­ção da UNTA-Confederaç­ão Sindical

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola