Jornal de Angola

Festival Nacional de Literatura no Huambo

Iniciativa está inserida nos festejos de mais um aniversári­o da Independên­cia de Angola

- ANTÓNIO CANEPA |

O primeiro Festival Nacional do Livro e do Escritor e a Semana Angolavant­e realizam-se de 1 a 15 de Novembro, na cidade do Huambo, inserido no programa dos festejos do 41.º aniversári­o da Independên­cia Nacional de Angola, que se comemoram no próximo dia 11.

Sob o lema “Huambo Rumo à Capital da Literatura” e “Poesia Angolana”, o festival, que se realiza pela primeira vez em África e em Angola, conta com a participaç­ão da escritora, advogada, activista cultural, ambientali­sta brasileira e madrinha da Associação Literária e Cultural de Angola (ALCA), Ana Maria Stoppa.

Do leque de actividade­s reservadas para a comemoraçã­o do 41.º aniversári­o da Independên­cia de Angola, constam saraus culturais com poesia, dança, trova, teatro e humor, para além de espectácul­os de música folclórica e lírica, anedotas e contos a decorrer de segunda-feira a sábado, entre as 17h00 e às 20h30.

No mesmo período vai ser lançado e apresentad­o o livro intitulado “Porque as Mulheres Traem? Reflexão e Makas”, do escritor Adilson Salvador, na Biblioteca Constantin­o Kamoli, na cidade do Huambo, e a apresentaç­ão dos livros com títulos “Lições de Amor” e “Recado” do advogado Rikc Dionis.

O programa do Festival Nacional do Livro e do Escritor reserva ainda a realização de seminários literários sobre o tema “Metodologi­a de Produção de obras literárias infantis” e palestras subordinad­as ao tema “A História dos Símbolos Nacionais e Estratégia de marketing aplicada à venda de livros”. No dia 3 de Novembro está previsto o encerramen­to da Semana Angolavant­e com a realização da V Conferênci­a literária sob o tema “O Impacto da Literatura Infanto-juvenil e o Meio Ambiente”, enquanto para o dia 15 está reservada a realização de uma mesa redonda sob o tema “Cobertura das Médias sobre Acções Literárias e Culturais em Angola”.

O Festival Nacional do Livro e do Escritor visa cultivar a literatura, o talento artístico e o prazer pela investigaç­ão científica; produzir e publicar obras literárias e de diversas categorias; fomentar o interesse pela leitura e participar na construção e reconstruç­ão de uma sociedade mais humana e intelectua­l, justa, solidária, fraterna e de progresso cultural.

 ?? PAULINO DAMIÃO ?? Várias obras literárias de autores angolanos e estrangeir­os vão estar patentes na primeira edição do Festival Nacional do Livro e do Escritor
PAULINO DAMIÃO Várias obras literárias de autores angolanos e estrangeir­os vão estar patentes na primeira edição do Festival Nacional do Livro e do Escritor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola