Gru­po ja­po­nês HA-YA-TA dá con­cer­to de Tai­ko em Lu­an­da

Jornal de Angola - - CULTURA - KÁ­TIA RA­MOS |

Uma apre­sen­ta­ção e de­mons­tra­ção da téc­ni­ca de per­cus­são com ba­tu­que tra­di­ci­o­nal ja­po­nês, de­no­mi­na­do Tai­ko, foi o pon­to mais al­to das co­me­mo­ra­ções em alu­são aos 40 anos das re­la­ções di­plo­má­ti­cas en­tre An­go­la e Ja­pão, com a re­a­li­za­ção, na ter­ça-fei­ra, de um con­cer­to, em Lu­an­da.

O es­pec­tá­cu­lo mú­si­co-cul­tu­ral, re­a­li­za­do no Cen­tro Cul­tu­ral Bra­sil-An­go­la (CC­BA), te­ve a par­ti­ci­pa­ção do gru­po ja­po­nês de­no­mi­na­do HA-YA-TA, com mais de 25 anos de exis­tên­cia e que tem vi­a­ja­do pe­lo mun­do pa­ra de­mons­trar a di­ver­si­fi­ca­ção da cul­tu­ra ja­po­ne­sa, atra­vés dos tam­bo­res acom­pa­nha­dos de ins­tru­men­tos co­mo flau­ta e o ro­co­có.

O con­cer­to con­tou com a co­la­bo­ra­ção de alu­nos da es­co­la de mú­si­ca Obra-Be­la de An­go­la.

O en­con­tro foi mar­ca­do pe­la pre­sen­ça da se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra as Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais, Ân­ge­la Bragança, do em­bai­xa­dor do Ja­pão acre­di­ta­do em An­go­la, Ku­ni­a­ki Ito, e do de­pu­ta­do e es­cri­tor Ro­ber­to de Al­mei­da. Na oca­sião, Ân­ge­la Bragança lem­brou que des­de o acor­do de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral en­tre os dois paí­ses, An­go­la pas­sou a be­ne­fi­ci­ar da aju­da do Go­ver­no ja­po­nês, que fi­nan­cia pro­jec­tos de im­pac­to so­ci­al, co­mo a re­a­bi­li­ta­ção de es­co­las e uni­da­des hos­pi­tais. Em 1995 o Ja­pão, co­me­çou a fi­nan­ci­ar pro­jec­tos de de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al na agri­cul­tu­ra e em in­fra-es­tru­tu­ras bá­si­cas. O de­pu­ta­do Ro­ber­to de Al­mei­da mos­trou-se re­go­zi­ja­do com o con­cer­to de Tai­ko, ten­do su­bli­nha­do que an­ti­ga­men­te o tam­bor era um ins­tru­men­to de co­mu­ni­ca­ção pa­ra as co­mu­ni­da­des, sen­do es­te um ins­tru­men­to exis­ten­te em to­das as cul­tu­ras. “O es­pec­tá­cu­lo es­tá agra­dá­vel, com ele pu­de vi­a­jar pe­los cho­ques da acul­tu­ra­ção no mun­do mu­si­cal, os tam­bo­res li­ber­tam um som de en­can­tar”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.