Jornal de Angola

Grupo japonês HA-YA-TA dá concerto de Taiko em Luanda

- KÁTIA RAMOS |

Uma apresentaç­ão e demonstraç­ão da técnica de percussão com batuque tradiciona­l japonês, denominado Taiko, foi o ponto mais alto das comemoraçõ­es em alusão aos 40 anos das relações diplomátic­as entre Angola e Japão, com a realização, na terça-feira, de um concerto, em Luanda.

O espectácul­o músico-cultural, realizado no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), teve a participaç­ão do grupo japonês denominado HA-YA-TA, com mais de 25 anos de existência e que tem viajado pelo mundo para demonstrar a diversific­ação da cultura japonesa, através dos tambores acompanhad­os de instrument­os como flauta e o rococó.

O concerto contou com a colaboraçã­o de alunos da escola de música Obra-Bela de Angola.

O encontro foi marcado pela presença da secretária de Estado para as Relações Internacio­nais, Ângela Bragança, do embaixador do Japão acreditado em Angola, Kuniaki Ito, e do deputado e escritor Roberto de Almeida. Na ocasião, Ângela Bragança lembrou que desde o acordo de cooperação bilateral entre os dois países, Angola passou a beneficiar da ajuda do Governo japonês, que financia projectos de impacto social, como a reabilitaç­ão de escolas e unidades hospitais. Em 1995 o Japão, começou a financiar projectos de desenvolvi­mento social na agricultur­a e em infra-estruturas básicas. O deputado Roberto de Almeida mostrou-se regozijado com o concerto de Taiko, tendo sublinhado que antigament­e o tambor era um instrument­o de comunicaçã­o para as comunidade­s, sendo este um instrument­o existente em todas as culturas. “O espectácul­o está agradável, com ele pude viajar pelos choques da aculturaçã­o no mundo musical, os tambores libertam um som de encantar”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola