GRAN­DES LAGOS Par­la­men­ta­res ana­li­sam cri­se na re­gião

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A si­tu­a­ção de ins­ta­bi­li­da­de rei­nan­te em al­guns paí­ses da re­gião dos Gran­des Lagos do­mi­nou a reu­nião dos che­fes das de­le­ga­ções dos Es­ta­dos mem­bros da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal so­bre a Re­gião dos Gran­des Lagos (CIR­GL) na 135ª As­sem­bleia-Ge­ral da UIP, que de­cor­re des­de se­gun­da-fei­ra em Ge­ne­bra, Suí­ça.

O en­con­tro, re­a­li­za­do nu­ma das sa­las do Cen­tro de Con­fe­rên­ci­as de Ge­ne­bra, foi so­li­ci­ta­do pe­lo Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, na qua­li­da­de de lí­der do Fó­rum Par­la­men­tar da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des Lagos (FP-CIR­GL).

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no ter­mo do en­con­tro, a de­pu­ta­da Exal­gi­na Gam­boa dis­se que os par­ti­ci­pan­tes fo­ram in­for­ma­dos so­bre os tra­ba­lhos de­sen­vol­vi­dos ao lon­go do man­da­to de An­go­la, e con­cluí­ram que o Fó­rum Par­la­men­tar es­tá a ser bem su­ce­di­do.

Em re­la­ção à con­jun­tu­ra po­lí­ti­ca na re­gião, os par­ti­ci­pan­tes ma­ni­fes­ta­ram-se pre­o­cu­pa­dos com a si­tu­a­ção vi­gen­te na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), ape­sar do acor­do al­can­ça­do re­cen­te­men­te en­tre o go­ver­no e a opo­si­ção, que pre­vê a re­a­li­za­ção de elei­ções em 2018. “No que res­pei­ta ao Bu­run­di, de­ram-nos a ga­ran­tia de que exis­te paz, mas a si­tu­a­ção con­ti­nua pre­o­cu­pan­te de­vi­do à exis­tên­cia de al­gu­mas for­ças es­tra­nhas, e as au­to­ri­da­des pe­dem o apoio de to­dos, so­bre­tu­do do Ru­an­da, pa­ra que ha­ja mai­or aten­ção em re­la­ção àque­le país”, fri­sou a de­pu­ta­da. Qu­an­to à Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA), Exal­gi­na Gam­boa in­for­mou que con­ti­nu­am a exis­tir ban­dos ar­ma­dos e após a re­cen­te ma­ni­fes­ta­ção po­pu­lar a fa­vor da saí­da das for­ças da ONU, a si­tu­a­ção fi­cou um pou­co ten­sa, mas as au­to­ri­da­des es­tão aber­tas ao diá­lo­go e acre­di­ta-se que o qu­a­dro vai me­lho­rar. À mar­gem da 135ª As­sem­bleia-Ge­ral da UIP, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos con­ce­deu au­di­ên­ci­as se­pa­ra­das aos ho­mó­lo­gos do Su­dão do Sul, Anthony Li­no Ma­ka­na, da Gui­né Equa­to­ri­al, Gaudêncio Mes­su, e ao vi­ce-pre­si­den­te do Par­la­men­to da RCA, Bai­koua Thi­mo­le­on. Em to­dos os en­con­tros, o Pre­si­den­te do Par­la­men­to abor­dou ques­tões de âm­bi­to bi­la­te­ral. No en­con­tro com o Pre­si­den­te do Par­la­men­to do Be­nin, An­dri­ey Houng­bend­ji, fo­ram abor­da­dos as­pec­tos ine­ren­tes ao re­for­ço das re­la­ções de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral e de âm­bi­to re­gi­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal, An­dri­ey Houng­bend­ji con­fir­mou que as du­as en­ti­da­des en­ce­ta­ram uma re­la­ção de co­o­pe­ra­ção en­tre os dois par­la­men­tos, uma vez que per­ten­cem à mes­ma sub-re­gião e de­fen­dem os mes­mos va­lo­res de de­mo­cra­cia e do de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos re­ce­beu, em si­mul­tâ­neo, os vi­ce-pre­si­den­tes do Se­na­do e do Par­la­men­to do Bu­run­di, Niyon­ga­bo Ani­cet e Nduwi­ma­na Edou­ard, res­pec­ti­va­men­te, de quem re­ce­beu in­for­ma­ções so­bre a ac­tu­al si­tu­a­ção vi­gen­te na­que­le país. À im­pren­sa, Nduwi­ma­na Edou­ard agra­de­ceu ao seu ho­mó­lo­go an­go­la­no que na qua­li­da­de de pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des Lagos (FP-CIR­GL), en­vi­ou re­cen­te­men­te uma de­le­ga­ção de cons­ta­ta­ção ao Bu­run­di, cu­jo re­la­tó­rio ela­bo­ra­do con­si­de­rou con­clu­si­vo. O en­con­tro com o Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal de An­go­la, as­sis­ti­do pe­lo vi­ce-pre­si­den­te do Se­na­do bu­run­dês, Niyon­ga­bo Ani­cet, abor­dou tam­bém a vi­a­bi­li­da­de da cri­a­ção de gru­pos de ami­za­de en­tre os par­la­men­tos dos dois paí­ses, cu­jos ter­mos se­rão dis­cu­ti­dos em fó­rum pró­prio.

O ter­cei­ro e úl­ti­mo en­con­tro do dia foi de­di­ca­do ao Pre­si­den­te do Par­la­men­to gui­ne­en­se, Ci­pri­a­no Kas­sa­má, que in­for­mou o di­ri­gen­te an­go­la­no so­bre a si­tu­a­ção vi­gen­te no seu país, ao mes­mo tem­po que agra­de­ceu o apoio de An­go­la ten­den­te à pa­ci­fi­ca­ção da Gui­né-Bis­sau. O po­lí­ti­co afir­mou que den­tro de 15 di­as a Gui­né-Bis­sau te­rá um no­vo go­ver­no pa­ra consolidar a paz e a es­ta­bi­li­da­de, e mos­trou-se es­pe­ran­ça­do qu­an­to à con­cre­ti­za­ção des­te ob­jec­ti­vo.

Ci­pri­a­no Kas­sa­má fe­li­ci­tou o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de An­go­la, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, por ter en­vi­a­do, es­te ano, uma de­le­ga­ção an­go­la­na à Gui­né Co­na­cri e que aju­dou a tra­çar as li­nhas e as ba­ses pa­ra uma es­ta­bi­li­da­de de­fi­ni­ti­va na Gui­né-Bis­sau.

PE­DRO PA­REN­TE

In­ter­ven­ção do Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal na se­de da ONU em Ge­ne­bra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.