Na­vio de pes­qui­sa ale­mão co­lhe amos­tras em An­go­la

Jornal de Angola - - PARTADA - VIC­TO­RI­NO JO­A­QUIM |

O na­vio ale­mão de pes­qui­sa oce­a­no­grá­fi­ca Me­te­or atra­cou na ma­nhã de on­tem no Porto de Lu­an­da, com 27 ci­en­tis­tas de di­ver­sas na­ci­o­na­li­da­des a bor­do e uma tri­pu­la­ção de 30 pes­so­as, pa­ra re­a­li­zar tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as com as ins­ti­tui­ções an­go­la­nas.

O na­vio par­tiu do Re­ci­fe, Bra­sil, com des­ti­no a Lu­an­da, pa­ra uma vi­si­ta de 24 ho­ras, se­guin­do ho­je pa­ra Wal­vis Bay, Na­mí­bia, on­de vai per­ma­cer cer­ca de três di­as.

Em de­cla­ções à im­pren­sa, o em­bai­xa­dor da Re­pú­bli­ca Fe­de­ral da Ale­ma­nha, Rai­ner Mul­ler, dis­se que des­de 2010 o Me­te­or re­a­li­za pes­qui­sas so­bre a va­ri­a­bi­li­da­de do cli­ma e os seus im­pac­tos bi­o­qui­mi­cos no meio am­bi­en­te nas águas ma­rí­ti­mas na par­te aus­tral do Oce­a­no Atlân­ti­co.

Rai­ner Mul­ler dis­se que ao ní­vel de ou­tros pon­tos do mun­do, o na­vio Me­te­or já vem a re­a­li­zar, des­de 1986, vi­a­gens de pes­qui­sa no Atlân­ti­co Nor­te e Sul, do Árc­ti­co à An­tárc­ti­da, no Oce­a­no Ín­di­co e Pa­cí­fi­co, no Me­di­ter­râ­neo e Mar Ne­gro.

No âm­bi­to da par­ce­ria exis­ten­te en­tre o Go­ver­no an­go­la­no e ale­mão, o Me­te­or vai re­ce­ber vi­si­tan­tes de di­ver­sas ins­ti­tui­ções an­go­la­nas, no­me­a­da­men­te do Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te, das Pes­cas, do Ina­met, in­cluin­do es­tu­dan­tes de di­ver­sas uni­ver­si­da­des, pa­ra tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as e re­for­ço da co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses.

En­tre os 27 ci­en­tis­tas do Me­te­or es­tão um na­mi­bi­a­no, um sul-afri­ca­no, um suí­ço e três an­go­la­nos que têm a mis­são de re­co­lher amos­tras de ar, água, se­di­men­tos e ana­li­sar as di­fe­ren­tes es­ta­ções.

Com 97,5 me­tros de com­pri­men­to e 16,5 me­tros de lar­gu­ra, o na­vio é um la­bo­ra­tó­rio flu­tu­an­te e con­ta com 400 me­tros qua­dra­dos de áre­as la­bo­ra­to­ri­ais, gru­as pa­ra pes­qui­sa, as­sim co­mo di­ver­sos guin­das­tes e dis­po­si­ti­vos de ele­va­ção que pos­si­bi­li­tam o uso dos mais di­fe­ren­tes ins­tru­men­tos ul­tra mo­der­nos pa­ra o es­tu­do dos oce­a­nos.

O Me­te­or as­se­me­lha-se a uma pe­que­na ci­da­de, com ge­ra­do­res eléc­tri­cos pró­pri­os, pro­ces­sa­men­to eco­ló­gi­co de li­xo, es­ta­ção de tra­ta­men­to bi­o­ló­gi­co de água, pro­ces­sa­men­to de água po­tá­vel, ar con­di­ci­o­na­do e in­ter­net wi-fi. Cons­truí­do em 1986, a em­bar­ca­ção já per­cor­reu mais de um mi­lhão de mi­lhas ma­rí­ti­mas em di­ver­sos con­ti­nen­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.