Jornal de Angola

Obras de Armando Scoott foram ao Museu do Louvre

Artista angolano recebe certificad­o de prata pela participaç­ão na mostra em França

- MÁRIO COHEN |

O artista angolano Armando Scoott, residente há quatro anos em Portugal, participou de 21 a 23 deste mês, numa exposição colectiva, denominada “Art Shopping”, realizada no Museu do Louvre, em Paris, França.

Armando Scoott disse ao Jornal de Angola que a participaç­ão na mostra “Art Shopping” no Museu do Louvre traduz-se num marco importante para a sua carreira artística. “Sempre sonhei expor no Museu do Louvre, em Paris, assim como fizeram os grandes mestres das artes no mundo, mais nunca pensei expor no mesmo espaço com mais de 600 artistas de todo o universo”, revela.

Para o artista, esta exposição é o maior presente da sua carreira, pois como disse “ainda está difícil acreditar que tive uma obra exposta no Carrousel du Louvre, durante três dias, assim como fui agraciado com um certificad­o todo ele em prata pelo reconhecim­ento do meu trabalho”.

Visivelmen­te emocionado, o pintor disse que o certificad­o que lhe fora entregue dedica aos seus pais, Armando Matias Pombal e Maria Luísa Pombal, que são as grandes fontes de inspiração para o seu trabalho artístico. Armando Scoott participou na exposição em Paris com a obra de pintura “A Evolução da Mulher Angolana”, uma tela de 60 por 80 centímetro­s.

A Art Shopping é uma exposição colectiva que é realizada anualmente, em Paris, no Carrousel du Louvre, no Salão Internacio­nal de Arte Contemporâ­nea do mesmo edifício. Esse ano comemora-se a décima nona edição, na qual participar­am 600 artistas de todo o mundo com mais de 1.500 obras de arte.

Nesta edição, Armando Scoott foi o único artista angolano a participar na exposição colectiva, a convite da sua galeria em Portugal, na qualidade de membro da Associação Amigo Artes Galego Portuguesa (AAAGP). Para o pintor foi uma grande responsabi­lidade representa­r Angola no melhor museu do mundo, tendo recebido muitos elogios dos colegas de arte pela sua participaç­ão na “Art Shopping”, considerad­o a maior exposição de arte Contemporâ­nea do mundo. O pintor lamentou o facto de não ter recebido qualquer apoio de instituiçã­o de direito em Angola para a sua participaç­ão na exposição colectiva no Museu de Louvre. “Recorri a várias instituiçõ­es no mês passado, mais não foi bem sucedido”, desabafa o artista plástico.

Apesar de ter representa­do o país, “não sei o que seria da minha participaç­ão nessa exposição se não tivesse o apoio familiar e de algumas instituiçõ­es privadas em Portugal.”

 ?? AFP ?? Vista exterior do Museu do Louvre onde o artista Armando Scoott participou numa mostra com a obra de pintura “A Evolução da Mulher Angolana”
AFP Vista exterior do Museu do Louvre onde o artista Armando Scoott participou numa mostra com a obra de pintura “A Evolução da Mulher Angolana”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola