Se­gu­ro ha­bi­ta­ci­o­nal obri­ga­tó­rio pa­ra cen­tra­li­da­des

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os mo­ra­do­res das cen­tra­li­da­des do país vão ter que subs­cre­ver o se­gu­ro mul­ti-ris­cos de ha­bi­ta­ção, pa­ra mi­ti­gar a ocor­rên­cia de even­tos con­tra o imó­vel. A me­di­da cons­ta de um me­mo­ran­do so­bre a Sus­ten­ta­bi­li­da­de e Fi­nan­ci­a­men­to dos Pro­jec­tos Ha­bi­ta­ci­o­nais sob ges­tão da Imo­ges­tin, que foi on­tem apreciado du­ran­te a reu­nião con­jun­ta da Co­mis­são Económica e da Co­mis­são pa­ra a Eco­no­mia Re­al do Con­se­lho de Mi­nis­tros.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal da reu­nião, a mi­nis­tra do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção, Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to, dis­se que o pro­jec­to que dá cor­po a es­sa pre­ten­são te­ve pa­re­cer fa­vo­rá­vel da equi­pa económica do Go­ver­no e pre­vê, en­tre ou­tros as­pec­tos, as­se­gu­rar a re­pa­ra­ção de da­nos re­la­ci­o­na­dos com a ocor­rên­cia de ris­cos de in­cên­di­os, inun­da­ções, ris­cos eléc­tri­cos e in­dem­ni­za­ção por fur­to ou rou­bo.

Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to fa­lou da ne­ces­si­da­de de se adap­tar o pla­no de cons­tru­ção de no­vas cen­tra­li­da­des ao ac­tu­al qua­dro de es­cas­sez de di­vi­sas que o país en­fren­ta, o que mo­ti­vou o Mi­nis­té­rio do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção a sub­me­ter à Co­mis­são Económica e da Co­mis­são pa­ra a Eco­no­mia Re­al do Con­se­lho de Mi­nis­tros uma pro­pos­ta pa­ra a re­a­va­li­a­ção dos pro­jec­tos ha­bi­ta­ci­o­nais ain­da não ini­ci­a­dos.

Uma re­a­va­li­a­ção que se­gun­do a mi­nis­tra do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção, de­ve ser fei­ta por via de um es­tu­do so­bre a vi­a­bi­li­da­de económica e fi­nan­cei­ra da exe­cu­ção, num va­lor in­fe­ri­or ao pla­no de cons­tru­ção ini­ci­al. Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to dis­se que o es­tu­do in­clui os pro­jec­tos de cons­tru­ção das cen­tra­li­da­des nas pro­vín­ci­as do Ben­go, Lun­das, Cu­an­za Nor­te, Cu­an­do Cu­ban­go, Ma­lan­je, Cu­ne­ne e Zai­re.

O me­mo­ran­do on­tem apro­va­do in­clui uma pro­pos­ta pa­ra a ac­tu­a­li­za­ção das pres­ta­ções men­sais pa­gas pe­los mo­ra­do­res das cen­tra­li­da­des no âm­bi­to da ren­da re­so­lú­vel, co­mo me­di­da com­ple­men­tar que tem a ver com a ne­ces­si­da­de da re­gu­la­ri­za­ção ju­rí­di­ca das ha­bi­ta­ções e es­pa­ços co­mer­ci­ais. Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to de­fen­deu que es­sa me­di­da vai per­mi­tir que os ban­cos co­mer­ci­ais con­ce­dam em­prés­ti­mos hi­po­te­cá­ri­os, além de au- men­tar as re­cei­tas fis­cais do país.

O Me­mo­ran­do so­bre a Sus­ten­ta­bi­li­da­de e Fi­nan­ci­a­men­to dos Pro­jec­tos Ha­bi­ta­ci­o­nais sob ges­tão da Imo­ges­tin, re­fe­ren­te à pri­mei­ra fa­se do pe­río­do de Agos­to de 2016 a Ju­lho de 2017, re­flec­te a si­tu­a­ção dos pro­jec­tos ha­bi­ta­ci­o­nais em exe­cu­ção e a ini­ci­ar, bem co­mo uma pro­pos­ta de re­vi­são dos pla­nos de cons­tru­ção, co­mer­ci­al e fi­nan­cei­ro.

As me­di­das apro­va­das on­tem pe­las co­mis­sões Económica e pa­ra a Eco­no­mia Re­al do Con­se­lho de Mi­nis­tros vi­sam as­se­gu­rar a sus­ten­ta- bi­li­da­de dos pro­jec­tos ha­bi­ta­ci­o­nais, ten­do em con­ta o pa­pel re­le­van­te do Es­ta­do na pros­se­cu­ção das po­lí­ti­cas de fo­men­to ha­bi­ta­ci­o­nal.

As co­mis­sões Económica e pa­ra a Eco­no­mia Re­al apro­va­ram tam­bém o Re­la­tó­rio de Ba­lan­ço do Pla­no de Cai­xa do mês de Se­tem­bro de 2016, cu­jas des­pe­sas fo­ram exe­cu­ta­das em 85 por cen­to do mon­tan­te pro­gra­ma­do, bem co­mo o Re­la­tó­rio de Ba­lan­ço de Exe­cu­ção da Pro­gra­ma­ção Fi­nan­cei­ra re­fe­ren­te ao ter­cei­ro tri­mes­tre de 2016, que re­gis­tou um sal­do po­si­ti­vo.

Por ou­tro la­do, a reu­nião apro­vou a pro­pos­ta do Pla­no de Cai­xa re­fe­ren­te a No­vem­bro de 2016, que con­den­sa o con­jun­to de en­tra­das e saí­das de re­cur­sos fi­nan­cei­ros do mês em re­fe­rên­cia.

A Imo­ges­tin é a en­ti­da­de que ge­re, em re­pre­sen­ta­ção do Es­ta­do, a cons­tru­ção e as ven­das ou ou­tras for­mas de trans­mis­são das ha­bi­ta­ções, es­pa­ços co­mer­ci­ais e ou­tros ac­ti­vos imo­bi­liá­ri­os que ve­nham a ser in­te­gra­dos no Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Cons­tru­ti­vo e Co­mer­ci­al dos Pro­jec­tos Ha­bi­ta­ci­o­nais.

PAU­LO MULAZA

As co­mis­sões Económica e pa­ra a Eco­no­mia Re­al do Con­se­lho de Mi­nis­tros ana­li­sa­ram on­tem o me­mo­ran­do so­bre a sus­ten­ta­bi­li­da­de e fi­nan­ci­a­men­to dos pro­jec­tos ha­bi­ta­ci­o­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.