An­go­la re­a­fir­ma apoio po­lí­ti­co à RCA

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos re­ce­beu em Genebra o vi­ce­pre­si­den­te do par­la­men­to da RCA

O pre­si­den­te do Par­la­men­to an­go­la­no, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, re­a­fir­mou quar­ta-fei­ra, em Genebra, Suí­ça, o apoio de An­go­la à Re­pú­bli­ca Cen­tro-Afri­ca­na (RCA), no sen­ti­do de pro­mo­ver a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca na­que­le país.

A in­for­ma­ção foi da­da à im­pren­sa pe­lo vi­ce-pre­si­den­te do Par­la­men­to da RCA, Bai­koua Thi­mo­le­on, à saí­da da au­di­ên­cia que lhe foi con­ce­di­da por Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, à mar­gem dos tra­ba­lhos da 135ª As­sem­bleia Ge­ral da União In­ter-par­la­men­tar (UIP), que en­cer­rou on­tem.

O di­ri­gen­te cen­tro-afri­ca­no agra­de­ceu o apoio que An­go­la já pres­tou ao seu país nos mo­men­tos mais di­fí­ceis e ex­pres­sou o de­se­jo de con­ti­nu­ar a be­ne­fi­ci­ar do am­pa­ro das au­to­ri­da­des an­go­la­nas, tan­to a ní­vel do Par­la­men­to co­mo do Exe­cu­ti­vo.

Bai­koua Thi­mo­le­on dis­se ter abor­da­do com o lí­der par­la­men­tar an­go­la­no as­pec­tos re­la­ci­o­na­dos com o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar, bem co­mo so­bre os pro­ble­mas que a RCA vi­ve, de­vi­do à in­se­gu­ran­ça.

Co­mis­são so­bre paz

O de­pu­ta­do Lin­do Ber­nar­do Ti­to dis­se que a sua par­ti­ci­pa­ção na co­mis­são per­ma­nen­te que ver­sa so­bre a paz e se­gu­ran­ça in­ter­na­ci­o­nal, no âm­bi­to da 135ª As­sem­bleia Ge­ral da União In­ter-par­la­men­tar (UIP), es­tá a ser uma ex­pe­ri­ên­cia po­si­ti­va. Fa­lan­do à im­pren­sa, o par­la­men­tar re­fe­riu que a co­mis­são es­tá a ana­li­sar o prin­cí­pio da não in­ge­rên­cia nos as­sun­tos in­ter­nos dos Es­ta­dos, de­ven­do cul­mi­nar com uma re­so­lu­ção pa­ra a dis­cus­são do as­sun­to na pró­xi­ma as­sem­bleia ge­ral da or­ga­ni­za­ção, com lo­cal e da­ta por de­fi­nir.

Se­gun­do Lin­do Ber­nar­do Ti­to, a ques­tão da ob­ser­vân­cia ou não do prin­cí­pio da não in­ge­rên­cia nos as­sun­tos in­ter­nos tem si­do mui­to po­lé­mi­ca, daí a ne­ces­si­da­de de a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal re­flec­tir so­bre es­te te­ma, a fim de de­li­mi­tar a fron­tei­ra en­tre os dois con­cei­tos.

Reu­nião dos se­cre­tá­ri­os-ge­rais

A des­ma­te­ri­a­li­za­ção dos par­la­men­tos, fun­da­men­tal­men­te dos pro­ces­sos le­gis­la­ti­vos na ver­ten­te da ges­tão elec­tró­ni­ca, do­mi­nou a reu­nião de três di­as dos se­cre­tá­ri­os-ge­rais dos par­la­men­tos da UIP, re­a­li­za­da à mar­gem da 135ª as­sem­bleia ge­ral da or­ga­ni­za­ção, que de­cor­reu até on­tem em Genebra.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Pe­dro Agos­ti­nho de Ne­ri, dis­se à im­pren­sa que os par­ti­ci­pan­tes con­cluí­ram ser ne­ces­sá­rio que os pro­ces­sos de des­ma­te­ri­a­li­za­ção e de ges­tão elec­tró­ni­ca se­jam ex­ten­si­vos a to­dos os par­la­men­tos, pa­ra evi­tar o hi­a­to ac­tu­al­men­te exis­ten­te en­tre os de­pu­ta­dos em ter­mos de do­mí­nio das tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção. “A des­ma­te­ri­a­li­za­ção re­duz os cus­tos e per­mi­te uma mai­or flui­dez do pro­ces­so de ges­tão quo­ti­di­a­na, daí a ne­ces­si­da­de de cui­dar-se da for­ma­ção de to­dos os de­pu­ta­dos, pa­ra evi­tar que ha­ja as­si­me­tri­as de in­for­ma­ção e fa­zer com que es­te sis- te­ma te­nha efei­tos mais po­si­ti­vos do que ne­ga­ti­vos”, sa­li­en­tou.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da As­sem­bleia Na­ci­o­nal va­lo­ri­zou a ex­pe­ri­ên­cia dos par­la­men­tos dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca e do Bra­sil, ob­ser­van­do que o mo­de­lo des­te úl­ti­mo país é o que mais se adap­ta ao pa­drão de An­go­la.

O en­con­tro ana­li­sou igual­men­te a ges­tão do por­tal na In­ter­net, de for­ma a mu­ni­ci­ar es­te ins­tru­men­to com in­for­ma­ções su­fi­ci­en­tes pa­ra que a par­ti­ci­pa­ção dos ci­da­dãos tam­bém se­ja fei­ta por es­ta via.

Em re­la­ção ao Par­la­men­to an­go­la­no, Pe­dro Agos­ti­nho de Ne­ri in­for­mou que o pro­ces­so de des­ma­te­ri­a­li­za­ção já de­cor­re há al­gum tem­po, mas en­trou na fa­se der­ra­dei­ra após a inau­gu­ra­ção das no­vas ins­ta­la­ções, em No­vem­bro de 2015.

As vá­ri­as tec­no­lo­gi­as in­cor­po­ra­das no no­vo edi­fí­cio da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, fri­sou, fa­ci­li­tam o pro­ces­so, ao con­trá­rio do an­te­ri­or. “Nes­te mo­men­to, es­ta­mos mui­to bem avançados, mas tu­do is­so im­pli­ca ca­mi­nhar em con­so­nân­cia com o co­nhe­ci­men­to dos le­gis­la­do­res nes­sa ma­té­ria de na­tu­re­za in­for­ma­ti­va”, dis­se.

O se­cre­tá­rio-ge­ral in­for­mou que a As­sem­bleia Na­ci­o­nal vai re­a­li­zar uma for­ma­ção pa­ra to­dos os de­pu­ta­dos, pa­ra que as tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção, adi­ci­o­na­das à ges­tão quo­ti­di­a­na do Par­la­men­to, se­jam uti­li­za­das em ple­no por to­dos os par­la­men­ta­res. Nes­te mo­men­to, in­for­mou, o Par­la­men­to es­tá a fun­ci­o­nar de for­ma du­pla, usan­do ain­da 20 por cen­to de pa­pel fí­si­co e 80 já des­ma­te­ri­a­li­za­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.