Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- MADALENA AFONSO ARTUR PANZO CARLOS SERAFIM CONCEIÇÃO LUCAS

Os jardins e os largos

Escrevo para este espaço para apelar às autoridade­s competente­s para se dar um melhor tratamento ao largo situado em frente aos Correios de Angola, na Baixa de Luanda. O jardim deste largo está em estado lastimável e penso que não era difícil requalific­á-lo para atrair os cidadãos. Trata-se de um largo de pequenas dimensões e muito frequentad­o por cidadãos que trabalham ou habitam na Baixa de Luanda. Já agora aproveito este espaço para exortar as administra­ções municipais a cuidarem de todos os largos que existem em Luanda.

Acho que as administra­ções municipais devem preocupar-se com a qualidade de vida dos cidadãos. E cuidar dos jardins é contribuir para que os cidadãos vivam em ambiente saudável .

Situação na RDC

Tenho acompanhad­o com muita atenção a situação na República Democrátic­a do Congo e as movimentaç­ões diplomátic­as destinadas a superar os problemas que existem neste país vizinho.

Gostei do discurso do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que apelou na quarta-feira aos políticos da RDC para o diálogo, com vista a evitar-se problemas mais graves. Os povos africanos estão cansados de guerras.

Depois de muitos anos de independên­cia é hora de nós, africanos, nos concentrar­mos exclusivam­ente em processos de construção do desenvolvi­mento. África já sofreu muito durante o colonialis­mo.

É tempo de construção da paz nos nossos Estados independen­tes.

Que Angola continue a contribuir para que o Congo Democrátic­o seja pacificado. Que os políticos da RDC sejam perspicaze­s e encontrem soluções que possam evitar conflitos armados , com consequênc­ias nefastas para as suas populações. Os políticos da RDC devem dar provas da sua capacidade para resolver os problemas do seu país, no interesse dos milhões de congoleses, que esperam dos governante­s e da oposição atitudes construtiv­as em prol da paz e da normalidad­e constituci­onal.

O empresaria­do nacional

Gosto de ouvir os debates que passam nas nossas rádios sobre a actividade empresaria­l em Angola . Há uma rádio comercial que promove programas para abordagem de temas relacionad­os com a actividade económica em Angola.

Trata-se de debates que contam com a participaç­ão de experiment­ados empresário­s angolanos .

Era bom que os governante­s captassem muitas das opiniões que são emitidas por esses empresário­s angolanos que já deram muito “cabedal” em vários sectores produtivos. Acho que as suas opiniões sobre a nossa economia são valiosas e vale a pena que sejam ouvidas pelos decisores políticos. As empresas são agentes económicos importantí­ssimos para o desenvolvi­mento do nosso país. A actividade produtiva tem de ser relançada se quisermos sair da actual crise em que vivemos. E há pessoas que têm ideias para a saída da crise.

As ideias destas pessoas devem ser tidas em conta, estudando-as, para se ver em que medida podem contribuir para a resolução de muitos dos nossos problemas.

Pagamento de impostos

Os impostos são receitas que o Estado precisa para satisfazer necessidad­es colectivas. Todos nós , salvo em certas situações justificáv­eis, devemos pagar impostos, para que o Estado possa realizar despesas necessária­s à promoção do bem-estar das populações.

Devo elogiar a campanha que a Administra­ção Geral Tributária leva a cabo para sensibiliz­ar os contribuin­tes (grandes e pequenos) a pagar impostos. É preciso combater a fuga ao Fisco.

Não é justo que uns paguem regularmen­te os seus impostos e outros se furtem ao pagamento das suas contribuiç­ões. Todos temos na sociedade direitos e obrigações.Um bom cidadão deve cumprir com as suas obrigações impostas por lei.

As leis do país existem para serem respeitada­s. Ninguém está acima da lei. As receitas do Estado obtidas por via da cobrança de impostos beneficiam a todos. Se todos pagarem os seus impostos, podemos viver melhor.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola