Jornal de Angola

Negociada libertação de crianças soldados

-

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, na quarta-feira, em Nairobi, ter negociado a libertação de 145 criançasso­ldados com dois grupos rebeldes do Sudão do Sul, noticiou a AFP.

“Esperamos que as libertaçõe­s deste dia sejam seguidas por muitas outras”, afirmou o responsáve­l do Unicef no Sudão do Sul, Mahimbo Mdoe. A UNICEF estima que cerca de 16 mil crianças combatem ou trabalham para grupos armados no Sudão do Sul, e inclusive no exército nacional.

Apenas neste ano mais de 800 crianças foram recrutadas por estes grupos, segundo Mahimbo Mdoe.

As 145 crianças libertadas nesta semana procedem dos grupos rebeldes Facção Cobra e do principal grupo insurrecto, SPLA-TO, ambos da região leste do país.

As crianças libertadas são desarmadas, recebem roupas civis e seguem um programa de reintegraç­ão. Além disso, são ajudadas na busca pelos seus familiares.

A prioridade da UNICEF é que as crianças libertadas voltem agora para escola. A agência da ONU quer também garantir serviços para a comunidade para que as crianças possam ter esperança no futuro.

Metade das crianças no Sudão do Sul não vai à escola, o que constitui a maior percentage­m no mundo, indica a agência especializ­ada da ONU para a infância.

O Sudão do Sul, que proclamou a independên­cia em Julho de 2011, afundou na guerra civil dois anos e meio depois. O conflito provocou dezenas de milhares de mortos e 2,5 milhões de deslocados, além de uma grave crise humanitári­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola