Jornal de Angola

Fiéis rezam pelas famílias

- ARÃO MARTINS | Lubango

Fiéis católicos das províncias do Huambo, Bié, Benguela, Cunene, Namibe, Cunene, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Luanda, Uíge e Malanje participam a partir de hoje na quinta peregrinaç­ão ao Santuário da Paróquia da Nossa Senhora da Muxima do Toco, na província da Huíla.

O evento, que se prolonga até domingo, é marcado por cânticos e orações, via-sacra, procissão de velas e uma noite cultural que vai juntar intérprete­s de música gospel, oriundos de diversas paróquias do Lubango.

A organizaçã­o estima que perto de 22 mil peregrinos participam na actividade que decorre na comuna do Hoque, a 35 quilómetro­s a Leste do Lubango.

A peregrinaç­ão realiza-se sob o lema “Mamã Muxima de misericórd­ia, interceda por nós” e vai reflectir sobre “A família e os seus desafios, “A fé frente aos actuais desafios” e “A juventude em tempo de férias”.

O vigário geral da Arquidioce­se do Lubango, Domingos Maurício Campembe, assegurou que está tudo preparado para que a actividade decorra dentro da normalidad­e.

O sacerdote disse que a “Mamã Muxima conquistou um lugar especial no coração dos devotos e a arquidioce­se quer ser a resposta a esta religiosid­ade popular, que tem servido para consolidar a reconcilia­ção das famílias.”

Serviços de saúde, segurança dos peregrinos e assistênci­a médica estão garantidos. O Instituto Nacional de Emergência­s Médicas de Angola (INEMA) disponibil­izou 12 médicos e 24 enfermeiro­s para assistênci­a aos peregrinos, apoiados por três ambulância­s e um helicópter­o da Polícia Nacional para a evacuação de pacientes, caso seja necessário.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla,

superinten­dente-chefe Paiva Tomás, disse que a corporação vai garantir homens e meios suficiente­s para a segurança dos peregrinos.

A paróquia da Mamã Muxima do Toco existe desde Março de 2012 eé a mais nova da Arquidioce­se do Lubango.

A localidade do Toco fica a 35 quilómetro­s a Leste do Lubango e tem uma população estimada em mais de 17 mil habitantes.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Cânticos e orações na peregrinaç­ão
VIGAS DA PURIFICAÇíO Cânticos e orações na peregrinaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola