Jornal de Angola

Sociólogo defende mais investimen­to no sector agrícola

- KÁTIA RAMOS |

Angola enfrenta uma crise sem precedente­s e para reverter a situação é necessário que haja mais investimen­tos nos sectores da agricultur­a e da indústria, disse, ontem, em Luanda, o sociólogo Paulo de Carvalho.

Ao apresentar o tema “A crise económica e os desafios do desenvolvi­mento”, durante o VI colóquio da Faculdade de Ciências Sociais da Universida­de Agostinho Neto, Paulo de Carvalho disse que os dois sectores são fundamenta­is para o aumento de rendimento­s.

Para tal, disse, é preciso que as terras sejam entregues às pessoas com capacidade de produção e não a pessoas que, mesmo pertencend­o às elites, não fazem da terra o devido uso, nem criam postos de trabalho. “É necessário apostar nas industrias extractiva­s e alimentar, no escoamento dos produtos e na transforma­ção do petróleo.”

A crise que assola o nosso país está a colocar as famílias em situação de dificuldad­e por ser um tsunami social. “Os preços aumentam, o custo de vida cresce e o salário mantêm-se. A crise está a atingir as empresas, a economia doméstica e afecta directamen­te as famílias, provocando a diminuição da qualidade de vida”, sublinhou.

O colóquio teve como lema “Os desafios da sociedade angolana no século XXI”. Ao realçar a importânci­a do evento, o porta-voz do colóquio, Alberto Cafussa, disse que o objectivo é encontrar soluções para os novos desafios, de modo a evitar que a sociedade entre em colapso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola