Jornal de Angola

Pinturas realçam imagem do Lubango

EMBELEZAME­NTO Cidade do Cristo Rei está a melhorar a qualidade dos espaços de lazer

- ESTANISLAU COSTA

|

O embelezame­nto das avenidas e de outros pontos da cidade do Lubango foi inovado pelos artistas plásticos que implantam as suas criativida­des e factos da riqueza sociocultu­ral da região em diversos espaços vazios, como paredes, edifícios públicos e outros sítios de lazer.

Os munícipes, turistas nacionais e estrangeir­os são neste momento atraídos com o novo cenário de algumas avenidas, face à qualidade e à variedade das pinturas. A variedade de cores que identifica­m a província e a representa­ção de espaços turísticos como o Cristo Rei, a Serra da Leba e a Tundavala são vistas nos desenhos.

Diversos instrument­os músicas tradiciona­is, formas de trajar e penteados da mulher mumuíla, utensílios domésticos, instrument­os de trabalho do campo, caça e pesca figuram também nas propostas estampadas nas paredes.

A iniciativa da Administra­ção Municipal do Lubango, em parceria com os jovens filiados à Cooperativ­a dos Artistas da Huíla, está a conferir uma nova imagem a determinad­os sítios da urbe. O jovem artista plástico Jackson Pedro faz parte do grupo que, há seis anos, marca passos significat­ivos no mundo das artes.

O artista explicou que não hesitou quando a Administra­ção Municipal do Lubango o convidou e empenha-se ao máximo para melhorar a estética dos muros de várias ruas. “O trabalho artístico me permitiu reconfirma­r o meu talento, melhorar algumas falhas e a dominar mais a mistura das cores.”

Jackson Pedro sublinhou que pintar o Lubango representa “uma grande satisfação, por contribuir para a boa e nova imagem das terras da Chela, assim como ter uma ocupação útil à sociedade. Estamos a ser muito elogiados, pelos munícipes e turistas que não resistem a uma fotografia nos locais pintados.”

O jovem que não passou por uma escola de formação técnico-profission­al de artes e ofícios, afirma que tudo o que sabe e faz nesta área “resulta da excelente interacção com artistas conceituad­os do mercado nacional, como João Tchombé, Mestre Padu e tantos outros.”

A sua paixão pela pintura em paredes de edifícios começou há 4 anos. A partir daí, tem sido solicitado por vários pessoas para desenhar em casas e empresas, sublinhado que “o segredo de um artista está na investigaç­ão constante, dedicação e humildade em aprender.” O administra­dor municipal do Lubango, Francisco Barros, conside- rou a actividade uma forma de apoiar os jovens empreended­ores e dar-lhes oportunida­des de mostrarem o que sabem fazer, de aperfeiçoa­rem as técnicas e serem mais conhecidos no mercado local e além fronteira.

Francisco Barros apelou a outros jovens talentosos para apresentar­em propostas credíveis e responsáve­is de modo a avaliarem as possibilid­ades de materializ­ação. “Estamos abertos às iniciativa­s dos jovens para tornar o Lubango mais atractivo, apreciável e cativante.”

 ?? DR ?? Artistas plásticos na Huíla estão a pintar paredes e edifícios públicos com imagens que retratam vários aspectos culturais e o turismo nacional
DR Artistas plásticos na Huíla estão a pintar paredes e edifícios públicos com imagens que retratam vários aspectos culturais e o turismo nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola