Jornal de Angola

Declamador­es viajam no tempo

- ROQUE SILVA |

Declamador­es da nova geração reuniram quarta-feira, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, numa noite de poesia, durante a qual recitaram textos de consagrado­s poetas e da sua autoria.

A actividade a qual se denominou “Noite de Poesia” permitiu uma viagem à obra de Agostinho Neto, Alda Lara, Viriato da Cruz, António Jacinto, Manuel Rui, António Cardoso, Costa Andrade e Alexandre Dáskalos.

Poemas, nos quais se destacaram a declamação de “Choro de África” e “Confiança”, do livro Sagrada Esperança, do Poeta Maior, “Árvores de frutos” e “Autocrític­os”, de António Cardoso, “Não vale a pena pisar”, de Manuel Rui, e “Carta”, de Alexandre Dáskalos foram recitados por Ras Nguimba Ngola, Armindo Paim, Bruno dos Santos, África Gomes, Soldado Wandalika, Mbanza Muxima e Waxiakulo Francisco.

A noite serviu para divulgar a poesia angolana e os seus autores e promover a troca de impressões entre os poetas, sobretudo os novos talentos, por forma a estimular o debate sobre o estado da poesia e a dinâmica dos seus autores.

A responsáve­l pela iniciativa garantiu a realização contínua de actividade­s do género todos os meses.

Alfonsina Domingos, que também é directora da Fundação Arte e Cultura, afirmou que os luandenses precisam de viver momentos idênticos, onde se tornem possíveis reencontro­s emocionais e espirituai­s após a grande agitação do dia-a-dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola