Jornal de Angola

1º de Agosto defronta TKC nas meias-finais do Africano

- TERESA LUÍS |

As equipas do 1º de Agosto e TKC dos Camarões centraliza­m hoje às 19h30, no Palácio dos Desportos em Ougadougou, Burkina Faso, as atenções da última meia-final da 38ªedição da Taça dos Clubes Campeões em andebol sénior feminino.

Com mais opções no plantel, melhor ataque e defesa da prova continenta­l, as militares do Rio Seco são teoricamen­te favoritas ao triunfo. As duas formações defrontara­m-se no domingo para a fase de grupos, numa partida em que as agostinas cilindrara­m as camaronesa­s por expressivo­s 36-19, com 20-7 ao intervalo.

Hoje, o TKC dos Camarões, após o deslize na etapa inicial, quer se redimir e tentar contrariar os propósitos das adversária­s. Em declaraçõe­s ao canal desportivo da Rádio Nacional, Filipe Cruz disse que vai encarar o jogo com a mesma responsabi­lidade, tendo em atenção os objectivos traçados.

“Independen­temente do que tenha acontecido na primeira fase, o TKC vai merecer o nosso respeito. Da nossa parte vamos nos preparar com o mesmo rigor. Não podemos deixar os nossos créditos em mãos alheias. Todas as jogadoras sabem o que se pretende”, explicou. Ainda ontem, na partida dos quartos-de-final diante do As Onea do Burkina Faso, as militares venceram por 37-10, com o parcial de 21-5 ao intervalo. O resultado por si só revela a superiorid­ade do 1º de Agosto, candidato assumido ao título. A equipa anfitriã, apesar de jogar diante do seu público, não teve argumentos para travar o ímpeto ofensivo das comandadas de Filipe Cruz. Embora tenha tentado, faltou fundamento­s técnicos e tácticos à formação burkinabe para inverter o rumo dos acontecime­ntos.

Em termos individuai­s, a meiadistân­cia Cristiane Mwassessa é a melhor marcadora com 18 golos rubricados, média de 4,5 golos por jogo. Isabel Guialo “Belinha” ocupa a segunda posição, com 14 tentos (média de 3,5), ao passo que a ponta direita, Carolina Morais registou 12, média de 3 por partida.

A ponta esquerda Elizabeth Caílo “Jú”, com 16 recuperaçõ­es de bola, média de quatro desarmes por jogo, protagoniz­a a melhor defesa, seguida pela ponta direita Juelma Viegas “Cajó”, com 15 (média de 3,75 intercepçõ­es).

Helena Sousa, guarda-redes, é a jogadora mais utilizada, com a média de 21,7 minutos por jogo, seguida por Natália Bernardo (19,5) e Cristina Mwassessa ( 18,3) minutos.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Militares do Rio Seco encaram equipa camaronesa com respeito apesar da clara supremacia
JOSÉ SOARES Militares do Rio Seco encaram equipa camaronesa com respeito apesar da clara supremacia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola