Jornal de Angola

Governador quer aumento da produção

- NILZA MASSANGO |

Os camponeses do município do Icolo e Bengo, em especial da povoação do Guimbe, receberam sementes, fertilizan­tes e outros equipament­os que vão permitir o aumento da produção no ano agrícola 2016/2017, cuja abertura na província de Luanda aconteceu ontem.

A povoação do Guimbe, a oito quilómetro­s de Catete, município do Icolo e Bengo, acolheu a cerimónia de abertura da campanha agrícola na província, com a exposição de produtos agro-pecuários, piscatório­s e equipament­os agrícolas. O acto foi presidido pelo governador Higino Carneiro.

Em face das dificuldad­es que os agricultor­es enfrentam, o Governo Provincial de Luanda fez a entrega de produtos e equipament­os, desde bombas de água, sementes, fertilizan­tes, enxadas, bicicletas, catanas e outros utensílios de trabalho para dar um impulso à actividade agrícola no município, especialme­nte na povoação do Guimbe, uma localidade com grande potencial agrícola. Higino Carneiro desafiou os municípios da província de Luanda a trabalhare­m de maneira a ver quem produz mais neste ano agrícola e tornar-se uma referência para a província e para o país em geral. Referiu haver na província de Luanda mais de um milhão de hectares de terra disponívei­s para a agricultur­a e que o Governo está a apresentar o seu programa e plano de desenvolvi­mento de maneira a atrair investidor­es nacionais e estrangeir­os.

Com o apoio dos serviços da Agricultur­a e com a dinâmica das administra­ções municipais, Higino Carneiro apelou aos camponeses, cooperativ­as e associaçõe­s a trabalhare­m em prol do alto rendimento, do aumento da produção e da qualidade dos produtos para mitigar os problemas alimentare­s.

Sobre a titularida­de e aproveitam­ento de terrenos, o governador de Luanda apelou ao bom senso da população para que deixem cultivar os campos, pois é deste modo que se consegue o desenvolvi­mento das comunidade­s, receitas para construir escolas, postos de saúde, estradas e melhorar as condições de habitabili­dade. O município do Icolo e Bengo tem 27 cooperativ­as agrícolas que neste ano têm como meta produzir mais de 120 mil toneladas de produtos diversos. A associação agrícola Kissanguel­a do Guimbe, com 254 associados, prevê cultivar cerca de 43 hectares, dos 100 que possui. Apesar das dificuldad­es, resultante­s da falta de tractores e outros equipament­os para a preparação do terreno, a associação está optimista quanto ao aumento da sua produção este ano. Consta da sua produção, entre outros, hortaliças diversas, repolho, milho, batata-doce e pratica também a pecuária com destaque para a criação de galinhas, cabritos e porcos, sem esquecer a pesca artesanal.

O governador de Luanda acredita que o município do Icolo e Bengo pode ser uma referência na província no domínio da agropecuár­ia, pois tem todas as condições, desde terras e muita água. “Ficamos a saber que é o município da Quiçama que fornece a maior parte dos produtos hortícolas que alimentam o mercado do quilómetro 30 e não o Icolo e Bengo. Por isso, quero ver uma competição entre todos os municípios da província para ver quem produz mais neste ano agrícola”, desafiou.

O director-geral da Organizaçã­o Mundial do Comércio está no Mali e segue depois para o Benin, para debates sobre o sector do algodão em África. Roberto Azevedo participa numa reunião do C-4, o grupo de países exportador­es de algodão, para discutir vários temas de importânci­a comercial. Está ainda agendada uma reunião com os ministros do Comércio do bloco. Integram também o grupo C-4 o Benin, Burkina Faso e o Chade.

A empresa britânica de telecomuni­cações Vodafone foi multada em 4,6 milhões de libras, pelo regulador britânico do sector, a Ofcom. Em causa estão falhas no atendiment­o ao cliente. O regulador britânico especifica que a multa resulta de duas investigaç­ões. Numa, foram identifica­dos 10.452 clientes de cartões pré-pagos cujos carregamen­tos não foram devidament­e creditados. Estes clientes foram lesados num total de 150 mil libras, ao longo de um período de 17 meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola