Jo­vens ap­tos pa­ra o vo­to

Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio re­a­li­za cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção até De­zem­bro

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁCIO | CARLOS PAULINO| Me­non­gue e BERNARDO CAPITA |Ca­bin­da

O Exe­cu­ti­vo pre­vê, nu­ma pri­mei­ra fa­se, cri­ar 60 pos­tos pa­ra emis­são de car­tões elei­to­rais e re­gis­tar um mi­lhão e meio de no­vos ci­da­dãos em to­do o país, in­for­mou on­tem o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT), Adão de Al­mei­da. O se­cre­tá­rio de Es­ta­do afir­mou no ac­to for­mal de aber­tu­ra da emis­são do car­tão de elei­tor, no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, que den­tro de uma se­ma­na en­tram em fun­ci­o­na­men­to mais pos­tos de re­gis­to, pa­ra con­cluir os 350 pre­vis­tos.

O Exe­cu­ti­vo pre­vê, nu­ma pri­mei­ra fa­se, cri­ar 60 pos­tos pa­ra emis­são de car­tões elei­to­rais e re­gis­tar um mi­lhão e meio de no­vos ci­da­dãos em to­do o país, in­for­mou on­tem o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT), Adão de Al­mei­da.

Adão de Al­mei­da afir­mou no ac­to for­mal de aber­tu­ra da emis­são do car­tão de elei­tor, no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, que den­tro de uma se­ma­na en­tram em fun­ci­o­na­men­to mais pos­tos de re­gis­to, pa­ra con­cluir os 350 pre­vis­tos. Ape­sar de ter ini­ci­a­do on­tem a fa­se de no­vos re­gis­tos e a emis­são da se­gun­da via do car­tão de elei­tor, os ci­da­dãos po­dem con­ti­nu­ar a ac­tu­a­li­zar os seus da­dos elei­to­rais nos di­fe­ren­tes pos­tos de re­gis­to.

Adão de Al­mei­da as­se­gu­rou o re­for­ço da ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­za­ção, pa­ra a re­a­li­za­ção de no­vos re­gis­tos, ac­tu­a­li­za­ção e emis­são da se­gun­da via do car­tão. Es­tá ga­ran­ti­da a ac­tu­a­li­za­ção diá­ria, em to­do o país, de 70 mil ci­da­dãos. “Tu­do de­pen­de da ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­za­ção e da ade­são das pes­so­as aos pos­tos de re­gis­to.” Até on­tem fo­ram ac­tu­a­li­za­dos 3.500 ci­da­dãos, ape­sar dos cons­tran­gi­men­tos ve­ri­fi­ca­dos em al­gu­mas pro­vín­ci­as do país.

Adão de Al­mei­da re­co­nhe­ceu a “gran­de von­ta­de” dos ci­da­dãos pe­lo processo de re­gis­to e re­al­çou a “gran­de ex­pec­ta­ti­va” em re­la­ção à emis­são da se­gun­da via do car­tão. “Va­mos, por is­so, con­ti­nu­ar a mo­bi­li­zar os ci­da­dãos pa­ra o re­gis­to, pa­ra que pos­sa­mos ra­pi­da­men­te al­can­çar os ob­jec­ti­vos de­fi­ni­dos”, afir­mou Adão de Al­mei­da.

Cu­an­do Cu­ban­go em for­ça

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos no Cu­an­do Cu­ban­go pre­vê, até Mar­ço do pró­xi­mo ano, re­gis­tar mais de no­ve mil ci­da­dãos, que vão po­der vo­tar pe­la pri­mei­ra vez nas elei­ções ge­rais de 2017, in­for­mou on­tem, na ci­da­de de Me­non­gue, o di­rec­tor em exer­cí­cio da ins­ti­tui­ção. Arão Si­mão, que dis­cur­sa­va na aber­tu­ra ofi­ci­al da fa­se de emis­são do car­tão do elei­tor, in­for­mou que foi cri­a­do nu­ma pri­mei­ra fa­se, um pos­to de re­gis­to fi­xo em ca­da mu­ni­cí­pio da pro­vín­cia, com cin­co ope­ra­do­res ca­da, que de­vem tam­bém efec­tu­ar a emis­são da se­gun­da via de car­tões pa­ra os ci­da­dãos que os per­de­ram ou ex­tra­vi­a­ram. No Cu­an­do Cu­ban­go exis­tem 31 pos­tos de re­gis­to, com­pos­tos por seis bri­ga­dis­tas ca­da, que até ago­ra ac­tu­a­li­za­ram os da­dos elei­to­rais de mais de 67 mil ci­da­dãos, dos 290 mil pre­vis­tos até ao fi­nal do processo.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos dis­se que o processo de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral nos no­ve mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia de­cor­re sem so­bres­sal­tos e as­se­gu­rou que até ao fi­nal vai ser atin­gi­do o nú­me­ro pre­vis­to de elei­to­res.

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al dos Re­gis­tos, em co­or­de­na­ção com o Go­ver­no Pro­vin­ci­al, es­tá a en­vi­dar es­for­ços jun­to do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT), pa­ra a dis­po­ni­bi­li­za­ção de mei­os aé­re­os, so­bre­tu­do he­li­cóp­te­ros, pa­ra se atin­gir as lo­ca­li­da­des de di­fí­cil aces­so.

O go­ver­na­dor do Cu­an­do Cu­ban­go, Pe­dro Mu­tin­di, que pro­ce­deu à aber­tu­ra do ac­to, ape­lou aos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, res­pon­sá­veis de par­ti­dos po­lí­ti­cos, igre­jas, au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção e so­ci­e­da­de ci­vil, pa­ra pro­mo­ve­rem cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos a fim de ade­ri­rem em mas­sa ao re­gis­to elei­to­ral na re­gião. Os ci­da­dãos em ida­de elei­to­ral de­vem cum­prir o seu de­ver cí­vi­co e pa­trió­ti­co, ma­ni­fes­tan­do na sua ac­ção a es­co­lha de quem de­ve di­ri­gir os des­ti­nos dos an­go­la­nos.

Ape­lo aos jo­vens em Ca­bin­da

Na pro­vín­cia de Ca­bin­da, a go­ver­na­do­ra Al­di­na da Lom­ba so­li­ci­tou on­tem aos jo­vens que es­te ano com­ple­tam 18 anos, a fa­ze­rem o re­gis­to pa­ra que em 2017 pos­sam, com “res­pon­sa­bi­li­da­de”, es­co­lher, atra­vés do vo­to, os di­ri­gen­tes do país.

Ao dis­cur­sar na ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra do processo de re­gis­to de no­vos elei­to­res , na se­de da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal de Ca­bin­da, in­for­mou que os jo­vens ao atin­gi­rem a mai­o­ri­da­de, têm o di­rei­to de con­tri­buir pa­ra o cres­ci­men­to da de­mo­cra­cia, par­ti­ci­pan­do em ac­tos de ci­da­da­nia, co­mo nas elei­ções ge­rais mar­ca­das pa­ra 2017.

“As elei­ções ga­nham-se nas ur­nas por via do vo­to. Pa­ra o efei­to, é ne­ces­sá­ria a par­ti­ci­pa­ção de to­dos os ci­da­dãos na­ci­o­nais no processo de re­gis­to”, dis­se a go­ver­na­do­ra. A se­gun­da fa­se do processo, que ter­mi­na em Mar­ço de 2017, con­sa­gra ape­nas o re­gis­to de no­vos elei­to­res e a emis­são da se­gun­da via de car­tões elei­to­rais aos ci­da­dãos que os ex­tra­vi­a­ram. A go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al in­for­mou no iní­cio des­ta se­ma­na, du­ran­te o en­con­tro com os mem­bros do Con­se­lho Pro­vin­ci­al de Aus­cul­ta­ção e Con­cer­ta­ção So­ci­al, que Ca­bin­da de­ve re­gis­tar até fi­nal do processo, 219.755 ci­da­dãos, por in­ter­mé­dio de 12 bri­ga­das cri­a­das pa­ra o efei­to.

Mo­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio vai pro­mo­ver até 20 de De­zem­bro cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção pa­ra que os ci­da­dãos adi­ram em mas­sa aos pos­tos de re­gis­to, ac­tu­a­li­zem os da­dos e so­li­ci­tem a se­gun­da via do car­tão.

A emis­são da se­gun­da via do car­tão não vai ser fei­ta em to­dos os pos­tos. Os ci­da­dãos que so­li­ci­ta­rem a se­gun­da via do car­tão elei­to­ral de­vem di­ri­gir-se aos pos­tos fi­xos, que vão es­tar bem iden­ti­fi­ca­dos. As bri­ga­das mó­veis pa­ra ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to vão con­ti­nu­ar a fa­zer o seu tra­ba­lho jun­to das ins­ti­tui­ções e dos lo­cais de gran­de con­cen­tra­ção po­pu­la­ci­o­nal, na pers­pec­ti­va de ac­tu­a­li­za­rem no­ve mi­lhões de ci­da­dãos.

Li­su­ra do processo

O mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­to, Al­bi­no da Con­cei­ção, que fez aber­tu­ra for­mal do ac­to, pe­diu o em­pe­nho e res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos pa­ra que o processo con­ti­nue a de­cor­rer com tran­qui­li­da­de, li­su­ra e trans­pa­rên­cia. Al­bi­no da Con­cei­ção so­li­ci­tou a in­ten­si­fi­ca­ção das cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos, em par­ti­cu­lar dos jo­vens, pa­ra que es­tes adi­ram o processo de re­gis­to elei­to­ral, que de­cor­re em to­do o país. “To­dos de­vem di­ri­gir-se aos pos­tos de re­gis­to”, re­fe­riu o mi­nis­tro.

A emis­são do car­tão de elei­tor não anu­la o processo de ac­tu­a­li­za­ção e pro­va de vi­da. Os pro­ces­sos de ac­tu­a­li­za­ção e emis­são da se­gun­da via do car­tão de­cor­rem em si­mul­tâ­neo.

“Nin­guém de­ve ser dis­cri­mi­na­do e nem au­to-ex­cluir-se do processo, por­que a de­mo­cra­cia dos paí­ses faz­se com os elei­to­res”, re­cor­dou o mi­nis­tro. O mú­si­co que in­ter­pre­tou a mú­si­ca de­di­ca­da ao re­gis­to elei­to­ral, Nery Bor­ges, de 20 anos, foi o pri­mei­ro a re­ce­ber o car­tão de elei­tor das mãos do mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­to. Mais de 500 jo­vens, que pe­la pri­mei­ra vez vão fa­zer o re­gis­to elei­to­ral, as­sis­ti­ram on­tem ao ac­to.

Ain­da on­tem fo­ram en­tre­gues di­plo­mas a 12 bri­ga­dis­tas, ga­lar­do­ar­dos com o pré­mio “bri­ga­dis­ta do mês”, pe­lo em­pe­nho, dis­ci­pli­na e as­si­dui­da­de nos pos­tos de re­gis­to. A vi­ce-go­ver­na­do­ra de Lu­an­da pa­ra a es­fe­ra Política e So­ci­al, Ju­ve­li­na Im­pe­ri­al, agra­de­ceu ao MAT por ter se­lec­ci­o­na­do Lu­an­da pa­ra o lan­ça­men­to da fa­se de emis­são do car­tão de elei­tor. Ju­ve­li­na Im­pe­ri­al ape­lou aos ci­da­dãos que ain­da não fi­ze­ram o re­gis­to a acor­re­rem aos pos­tos.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Jo­vem mos­tra o car­tão elei­to­ral que o ha­bi­li­ta a vo­tar pe­la pri­mei­ra vez nas elei­ções ge­rais mar­ca­das pa­ra o pró­xi­mo ano

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Jo­vem no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na exi­be sa­tis­fei­to o car­tão de elei­tor que lhe vai per­mi­tir pe­la pri­mei­ra vez vo­tar no plei­to do pró­xi­mo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.