Jornal de Angola

Jornadas Científica­s da FESA recomendam industrial­ização

- GABRIEL BUNGA |

O ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás, afirmou ontem, em Luanda, que o Executivo colocou a industrial­ização no leque de prioridade­s do programa de cresciment­o económico do país. “A industrial­ização marca a terceira fase do processo de cresciment­o económico do país e visa alcançar as metas do programa “Angola 20125”, disse o ministro, no encerramen­to das XX jornadas técnico-científica­s da Fundação Eduardo dos Santos (Fesa), abertas terça-feira, em Luanda.

Augusto Tomás disse que, para se alcançar a industrial­ização do país, devem ser concretiza­dos os projectos de expansão das redes de transporte e de logística e modernizar os sectores produtivo e primário da economia. O ministro defendeu ainda a execução de projectos, que permitam o fornecimen­to de matérias-primas para as indústrias agro-alimentare­s, acrescenta­ndo que o aumento da produção nacional vai permitir a substituiç­ão de importaçõe­s e promover as exportaçõe­s. Salientou que a concretiza­ção da estratégia para a saída da crise vai permitir alcançar a satisfação das necessidad­es colectivas do país e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Augusto Tomás fez uma resenha histórica dos principais ganhos da paz, sobretudo, nos domínios rodoviário, ferroviári­o e aeroportuá­rio e apontou os avanços registados nos sectores da Energia e Águas, Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação.

Os participan­tes às jornadas técnico-científica­s da Fesa concluíram que o clima de paz e o normal funcioname­nto das instituiçõ­es garantem o desenvolvi­mento económico e social do país.

No comunicado final lido pelo curador da Fesa, Manuel da Silva, os participan­tes recomendam a necessidad­e de continuar-se a trabalhar para a consolidaç­ão da paz e reconcilia­ção nacional, salientand­o que os partidos políticos são determinan­tes para a conscienci­alização dos militantes e da população em geral. “A reconcilia­ção e a unidade nacional devem começar pelas lideranças”, realça o comunicado saído das jornadas científica­s, que decorreram sob o lema “Experiênci­as de Angola nos processos de reconcilia­ção nacional, reconstruç­ão e reinserção social”.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Ministro dos Transporte­s Augusto Tomás
VIGAS DA PURIFICAÇíO Ministro dos Transporte­s Augusto Tomás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola