Con­fli­tos de­sa­fi­am pla­ne­ta

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O co­or­de­na­dor re­si­den­te do Sis­te­ma das Na­ções Uni­das e representante do PNUD em An­go­la, Pa­o­lo Bal­la­dal­li, lem­brou quin­ta-fei­ra, em Lu­an­da, que o pla­ne­ta en­fren­ta gran­des de­sa­fi­os cau­sa­dos pe­los con­fli­tos e de­si­gual­da­des.

“Es­ta­mos se­gu­ros que An­go­la jun­to com os seus par­cei­ros po­de­rá con­tri­buir ao ní­vel na­ci­o­nal, re­gi­o­nal e glo­bal, com ex­pe­ri­ên­ci­as e li­de­ran­ças po­si­ti­vas”, re­fe­riu Pa­o­lo Bal­la­dal­li, pa­ra quem a ONU al­can­çou, nos úl­ti­mos me­ses, acor­dos his­tó­ri­cos, com re­al­ce pa­ra a agen­da 2030 (ODS), de Ad­dis Abe­ba so­bre o fi­nan­ci­a­men­to pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to, o qua­dro de Sen­dai so­bre a re­du­ção dos ris­cos de de­sas­tres, in­cluin­do o de Pa­ris so­bre mu­dan­ças cli­má­ti­cas.

O co­or­de­na­dor não-re­si­den­te da ONU sa­li­en­tou que a or­ga­ni­za­ção mun­di­al tra­ba­lha em An­go­la pa­ra a me­lho­ria dos in­di­ca­do­res de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no e ace­le­rar a di­ver­si­fi­ca­ção da economia. A par­ce­ria en­tre o sis­te­ma das Na­ções Uni­das e o Exe­cu­ti­vo an­go­la­no in­clui o apoio às au­to­ri­da­des an­go­la­nas no processo de tran­si­ção de An­go­la pa­ra país de ren­di­men­to mé­dio.

Re­cen­te­men­te, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res rei­te­rou a de­ter­mi­na­ção de An­go­la con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com as Na­ções Uni­das, com vis­ta à pro­mo­ção da co­o­pe­ra­ção mul­ti­la­te­ral, fa­ce aos de­sa­fi­os eco­nó­mi­cos e so­ci­ais do país, no qua­dro da di­ver­si­fi­ca­ção da economia.

Ân­ge­la Bra­gan­ça, que dis­cur­sou na ce­ri­mó­nia do “Dia das Na­ções Uni­das”, as­si­na­la­do se­gun­da-fei­ra, re­fe­riu que a co­o­pe­ra­ção com a or­ga­ni­za­ção mun­di­al in­clui ac­ções vi­ra­das pa­ra a er­ra­di­ca­ção da fo­me e da po­bre­za, pro­mo­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos, re­for­ço do po­der da mu­lher e mi­ti­ga­ção dos efei­tos cau­sa­dos pe­las mu­dan­ças cli­má­ti­cas.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do re­a­fir­mou o com­pro­mis­so de An­go­la de con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar com as agên­ci­as da ONU, so­bre­tu­do as que ope­ram no país, pa­ra a im­ple­men­ta­ção da no­va agen­da mun­di­al 2030.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.