Jornal de Angola

Mais pessoas já imunizadas

-

A sexta fase de vacinação contra a febre-amarela imunizou até quarta-feira 3,1 milhões de pessoas em 12 municípios de 10 províncias, anunciou ontem, em Luanda, a Direcção Nacional de Saúde Pública, responsáve­l pela monitoriza­ção da cobertura de vacinação contra a doença tropical.

A primeira etapa da sexta fase vacinou mais de dois milhões, um número que, na segunda, baixou para 1,1 milhões. A sexta fase de vacinação é realizada nas províncias do Bié, Lunda Sul, Lunda Norte, Bengo, Moxico, Benguela, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Namibe e Cunene.

Na primeira etapa, a campanha foi realizada nos municípios de Caimbambo, Ganda, província de Benguela, Porto Amboim, Conda, no Cuanza Sul, Ambaca, no Cuanza Norte, Tômbwa, no Namibe, Ombadja, no Cunene, e Xá Muteba, na Lunda Norte. O município de Ombadja, no Cunene, foi o que mais vacinou, com 291.862 pessoas imunizadas, e depois aparece o da Ganda, com 226.051 cidadãos vacinados.

A segunda etapa abrangeu os municípios do Cuito, província Bié, Saurimo, Lunda Sul, Dande, Bengo, e Luau, Moxico. O município de Saurimo, com 438.003 pessoas vacinadas, foi a localidade que mais imunizou, seguida pelo Cuito, onde foram vacinados 411.357 cidadãos.

A campanha de vacinação contra a febre-amarela arrancou em Fevereiro deste ano, dois meses depois de terem sido notificado­s os primeiros cinco casos da doença no bairro Zango, município de Viana em Luanda, onde começou a epidemia, já controlada pelas autoridade­s sanitárias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola