Jornal de Angola

Cancelada quarta prova do nacional

- ARMINDO PEREIRA

O Grande Prémio da JMLA, pontuável para a quarta jornada do Campeonato Angolano de Velocidade­s (CAV’2016), em automobili­smo e motociclis­mo, inicialmen­te agendado para os dias 5 e 6 de Novembro, no Autódromo de Luanda, foi cancelado por dificuldad­es de ordem financeira.

O facto foi revelado, quinta-feira última, pela Federação Angolana de Desportos Motorizado­s (FADM),por meio de um comunicado assinado pela secretária-geral, Sónia Peixoto. “O GP JMPLA foi cancelado devido a dificuldad­es de tesouraria, resultante­s das restrições financeira­s em curso no país”, refere o documento.

Em termos de realizaçõe­s, este tem sido o pior ano para o desporto motorizado em geral, sendo o CAV o que mais tem sofrido com o cancelamen­to de provas, face ao actual momento de austeridad­e financeira. No Campeonato Angolano de Rali Raid (CARR), bem como nos nacionais e provinciai­s de Karting e Supermoto, a solução passou pela redução do calendário, com uma média de seis provas por época.

Actualment­e, o Campeonato Provincial de Motocross de Luanda “África Power’2016” é o mais longo com 10 provas. O número de participaç­ão em todas as disciplina­s reduziu considerav­elmente, devido às dificuldad­es na obtenção de divisas, para importar as peças de reposição para manutenção das máquinas.

Os patrocínio­s têm sido outro problema para os promotores, mas no seio da família do desporto motorizado, em Angola, reina o optimismo. Enquanto isso, o actual momento obriga a que sejam redobrados esforços e não tem sido diferente, pois, a maioria o faz por amor à camisola e à paixão pelo roncar dos motores. Pedro Cristina, promotor do CARR, é carinhosam­ente considerad­o por muitos pilotos como “o motor do rali em Angola”, pela sua inteira dedicação.

Para ele, o mais importante “tem sido o convívio entre os competidor­es, nas mais diferentes picadas um pouco por todo o país. Hoje, somos uma família, os nossos ambientes têm sido de verdadeira camaradage­m”, sublinhou em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, em Junho último. Rodas & Eventos (Zazá Rodrigues), Cayatte Motorspot (Sandro Carvalho), Carlos Soweto e o seu elenco, no motocross, são outros agentes que não medem esforços em prol do desenvolvi­mento da modalidade.

 ?? JOSÉ COLA ?? Falta de recursos financeiro­s obriga a federação a encurtar o calendário de competiçõe­s
JOSÉ COLA Falta de recursos financeiro­s obriga a federação a encurtar o calendário de competiçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola