Aberto o tú­mu­lo de Je­sus Cris­to

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Co­mo par­te de um pro­jec­to de res­tau­ra­ção, pes­qui­sa­do­res re­mo­ve­ram on­tem pe­la pri­mei­ra vez em sé­cu­los uma placa de már­mo­re na mais in­ter­na câ­ma­ra da tum­ba on­de, se­gun­do a tra­di­ção cris­tã, Je­sus Cris­to te­ria si­do se­pul­ta­do. Tra­ta­se de um es­for­ço pa­ra al­can­çar a su­per­fí­cie ori­gi­nal on­de o cor­po de Je­sus te­ria si­do co­lo­ca­do, que es­tá se­la­do pe­lo me­nos des­de 1555.

Até en­tão, os his­to­ri­a­do­res acre­di­ta­vam que a ca­ver­na ori­gi­nal te­ria si­do des­truí­da com o tem­po. Mas ago­ra ar­queó­lo­gos que acom­pa­nham as equi­pas de res­tau­ra­ção di­zem que tes­tes com ra­da­res de pe­ne­tra­ção de­ter­mi­na­ram que as pa­re­des da ca­ver­na es­tão de pé, a seis me­tros de pro­fun­di­da­de e co­nec­ta­das com o chão de pe­dra, em bai­xo de pai­néis de már­mo­re no cen­tro da Ba­sí­li­ca do San­to Se­pul­cro, em Je­ru­sa­lém.

“O que foi en­con­tra­do é sur­pre­en­den­te”, dis­se o ar­queó­lo­go Fre­drik Hi­e­bert, em en­tre­vis­ta à As­so­ci­a­ted Press. De acor­do com a cren­ça cris­tã, o cor­po de Cris­to foi co­lo­ca­do nu­ma “ca­ma fu­ne­rá­ria”, al­go co­mo uma pra­te­lei­ra es­ca­va­da na pa­re­de la­te­ral de uma ca­ver­na cal­cá­ria, após a sua cru­ci­fi­ca­ção pe­los ro­ma­nos, por vol­ta do ano 30 ou 33 d.C. De acor­do com a tra­di­ção, um gru­po de mu­lhe­res foi un­gir o cor­po três di­as após o en­ter­ro, e o cor­po não es­ta­va mais lá, pois Je­sus ha­via res­sus­ci­ta­do.

O lí­der his­tó­ri­co cu­ba­no, Fi­del de Cas­tro, agra­de­ceu na quar­ta-fei­ra ao Pre­si­den­te por­tu­guês, Mar­ce­lo Re­be­lo de Sou­sa, a opo­si­ção de Por­tu­gal ao em­bar­go eco­nó­mi­co a Cu­ba, no­ti­ci­ou o jor­nal do Par­ti­do Co­mu­nis­ta Cu­ba­no, “Gran­ma”. Na no­tí­cia na sua edi­ção 'on­li­ne', acom­pa­nha­da por uma fo­to­gra­fia do en­con­tro em Ha­va­na, o jor­nal re­fe­re que o Pre­si­den­te por­tu­guês des­ta­cou a apro­va­ção pe­la ONU de uma re­so­lu­ção con­tra o em­bar­go dos EUA a Cu­ba.

O Con­gres­so dos De­pu­ta­dos es­pa­nhol re­jei­tou quin­ta-fei­ra a can­di­da­tu­ra de Ma­ri­a­no Ra­joy, do Par­ti­do Po­pu­lar (PP), na que foi a pri­mei­ra vo­ta­ção pa­ra a sua in­ves­ti­du­ra co­mo che­fe do go­ver­no. Ra­joy re­ce­beu 170 vo­tos a fa­vor e 180 con­tra, o que sig­ni­fi­ca que tem de sub­me­ter-se a uma se­gun­da vo­ta­ção ho­je pa­ra for­mar um Go­ver­no mi­no­ri­tá­rio. Em Es­pa­nha, o lí­der do gru­po par­la­men­tar mais vo­ta­do ne­ces­si­ta, na pri­mei­ra vo­ta­ção de in­ves­ti­du­ra, de al­can­çar a mai­o­ria ab­so­lu­ta (176 vo­tos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.