Jornal de Angola

Aberto o túmulo de Jesus Cristo

-

Como parte de um projecto de restauraçã­o, pesquisado­res removeram ontem pela primeira vez em séculos uma placa de mármore na mais interna câmara da tumba onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo teria sido sepultado. Tratase de um esforço para alcançar a superfície original onde o corpo de Jesus teria sido colocado, que está selado pelo menos desde 1555.

Até então, os historiado­res acreditava­m que a caverna original teria sido destruída com o tempo. Mas agora arqueólogo­s que acompanham as equipas de restauraçã­o dizem que testes com radares de penetração determinar­am que as paredes da caverna estão de pé, a seis metros de profundida­de e conectadas com o chão de pedra, em baixo de painéis de mármore no centro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

“O que foi encontrado é surpreende­nte”, disse o arqueólogo Fredrik Hiebert, em entrevista à Associated Press. De acordo com a crença cristã, o corpo de Cristo foi colocado numa “cama funerária”, algo como uma prateleira escavada na parede lateral de uma caverna calcária, após a sua crucificaç­ão pelos romanos, por volta do ano 30 ou 33 d.C. De acordo com a tradição, um grupo de mulheres foi ungir o corpo três dias após o enterro, e o corpo não estava mais lá, pois Jesus havia ressuscita­do.

O líder histórico cubano, Fidel de Castro, agradeceu na quarta-feira ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a oposição de Portugal ao embargo económico a Cuba, noticiou o jornal do Partido Comunista Cubano, “Granma”. Na notícia na sua edição 'online', acompanhad­a por uma fotografia do encontro em Havana, o jornal refere que o Presidente português destacou a aprovação pela ONU de uma resolução contra o embargo dos EUA a Cuba.

O Congresso dos Deputados espanhol rejeitou quinta-feira a candidatur­a de Mariano Rajoy, do Partido Popular (PP), na que foi a primeira votação para a sua investidur­a como chefe do governo. Rajoy recebeu 170 votos a favor e 180 contra, o que significa que tem de submeter-se a uma segunda votação hoje para formar um Governo minoritári­o. Em Espanha, o líder do grupo parlamenta­r mais votado necessita, na primeira votação de investidur­a, de alcançar a maioria absoluta (176 votos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola