Jornal de Angola

Dérbi luandense pode dar campeão

PENÚLTIMA JORNADA 1º de Agosto e Petro de Luanda perseguem vitórias frente ao ASA e Benfica

- ANTÓNIO DE BRITO |

A disputa da 29ª jornada e penúltima do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, pode definir hoje ou remeter para a próxima a decisão do título de campeão nacional, bem como a terceira equipa a ser despromovi­da. 1º de Agosto é líder.

A disputa da 29ª jornada e penúltima do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, pode definir hoje ou remeter para a próxima a decisão do título de campeão nacional, bem como a terceira equipa a ser despromovi­da, depois do 1º de Maio de Benguela e do Porcelana do Cuanza Norte.

O 1º de Agosto, líder da prova, e o segundo colocado, Petro de Luanda, com 63 e 60 pontos, respectiva­mente, travam uma luta renhida pela conquista do tão cobiçado troféu. O “sprint” pela manutenção é outro dos cenários que divide as opiniões dos amantes da modalidade, envolvendo Desportivo da Huíla, 4 de Abril, ASA e Académica do Lobito.

À semelhança da ronda anterior, os oito desafios iniciam em simultâneo, às 15h30, para não beliscar a verdade desportiva. Os dérbis da capital, 1º de Agosto-ASA e Benfica -Petro capitaliza­m as atenções da jornada.

No Estádio Nacional 11 de Novembro, o 1º de Agosto recebe o ASA, com o claro objectivo de vencer o desafio, de forma a reforçar a liderança isolada do campeonato, rumo à conquista do décimo título, que lhe escapa há dez anos. Nesta fase crucial da competição, os rubro-negros estão proibidos de ceder qualquer ponto, sob pena de compromete­rem os seus propósitos na presente época futebolíst­ica, já que o Petro de Luanda aperta o cerco.

Frente aos “aviadores”, os “militares” do Rio Seco são claramente favoritos, a julgar pelas pretensões na competição. A continuida­da do ASA no escalão principal pode estar tremida, porquanto, enfrenta um 1º de Agosto super motivado, após a goleada (6-1) infringida ao Interclube.

Benfiquist­as e petrolífer­os disputam um dos jogos mais aguardados da jornada, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em que a formação petrolífer­a é obrigada a ganhar, caso queira continuar a disputa do campeonato com o 1º de Agosto. As “águias” comandadas por Zeca Amaral entram para o duelo com os tricolores do Eixo Viário menos pressionad­as. Feitas as contas, se o 1º de Agosto vencer ao ASA, e o Petro de Luanda empatar ou perder frente ao Benfica, a equipa de Dragan Jovic arruma a questão do título. Se ambas as equipas vencerem, “brigam” pelo campeonato na última jornada.

Na fuga à despromoçã­o, a Académica do Lobito joga diante do Kabuscorp do Palanca o tudo ou nada, para continuar na “fina-flor” do futebol angolano. Aos estudantes, só os três pontos interessam, mas mesmo que os consigam, ficam dependente­s dos resultados das restantes equipas, que disputam a manutenção. Depois da descida do 1º de Maio, Benguela mobilizou-se no apoio à Académica, para que a província se mantenha na primeira divisão.

O 4 de Abril mede forças com o Interclube, no Estádio Municipal de Menongue, num jogo difícil para a equipa de João Machado, que está pressionad­a a vencer para se manter no Girabola. Os polícias estão com o orgulho ferido e pretendem regressar às vitórias na prova, após os desaires com o Benfica e o 1º de Agosto. Depois da derrota em casa frente ao Progresso da Lunda Sul, por 0 -1, o Desportivo da Huíla luta pela vida. Os militares da Região Sul têm para já uma deslocação difícil ao reduto do Recreativo da Caála. Ivo Traça e pupilos prometem lutar até à exaustão para garantirem os três pontos.

O Recreativo do Libolo tem uma tarefa facilitada diante do Porcelana, tal como o Progresso da Lunda Sul frente ao 1º de Maio de Benguela. Equilibrad­o pode ser o jogo entre o Progresso Sambizanga e o Sagrada Esperança. Sempre que se defrontam, travam duelos renhidos e de desfechos imprevisív­eis. Sambilas e diamantífe­ros procuram a vitória para melhorar a classifica­ção.

 ?? JOSÉ COLA ?? Petro de Luanda joga hoje com o Benfica
JOSÉ COLA Petro de Luanda joga hoje com o Benfica
 ?? JOSÉ SOARES ?? Tricolores são obrigados a vencer a formação das águias para continuar a perspectiv­ar a conquista do campeonato nacional na última jornada
JOSÉ SOARES Tricolores são obrigados a vencer a formação das águias para continuar a perspectiv­ar a conquista do campeonato nacional na última jornada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola