Vi­ce-Pre­si­den­te Ma­nu­el Vi­cen­te ac­tu­a­li­za da­dos

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CARVALHO

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, pro­ce­deu on­tem à re­no­va­ção da sua car­ta de con­du­ção e re­gis­tou os seus da­dos no Sis­te­ma Tec­no­ló­gi­co de Apoio ao Ci­da­dão (STAC) du­ran­te uma vi­si­ta às ins­ta­la­ções da Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Trân­si­to (DNVT), inau­gu­ra­das em Ja­nei­ro de 2015 pe­lo Che­fe de Es­ta­do, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos. O STAC é uma pla­ta­for­ma in­for­má­ti­ca que con­gre­ga os da­dos pes­so­ais do con­du­tor, in­for­ma­ção so­bre as li­cen­ças, os veí­cu­los e ser­vi­ços per­so­na­li­za­dos pres­ta­dos aos uten­tes.

O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, vi­si­tou on­tem as ins­ta­la­ções da Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Trân­si­to (DNVT), lo­ca­li­za­da no bair­ro Pa­lan­ca, em Lu­an­da, e orientou no lo­cal a ter­cei­ra ses­são do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Or­de­na­men­to do Trân­si­to.

Du­ran­te a vi­si­ta, re­no­vou a sua car­ta de con­du­ção e te­ve aces­so à pla­ta­for­ma in­for­má­ti­ca de­no­mi­na­da Ser­vi­ço Tec­no­ló­gi­co de Apoio ao Ci­da­dão, que per­mi­te ao uten­te acom­pa­nhar a tra­mi­ta­ção do processo de emis­são do do­cu­men­to so­li­ci­ta­do, que po­de ser a car­ta de con­du­ção ou li­vre­te da vi­a­tu­ra.

O Ser­vi­ço Tec­no­ló­gi­co de Apoio ao Ci­da­dão, em fun­ci­o­na­men­to des­de a inau­gu­ra­ção das no­vas ins­ta­la­ção da DNVT, a 28 de Ja­nei­ro do ano pas­sa­do, é ace­di­do atra­vés da in­ter­net e me­di­an­te a in­tro­du­ção de um có­di­go pes­so­al que é da­do ao ci­da­dão no mo­men­to em que so­li­ci­ta a emis­são da car­ta de con­du­ção ou li­vre­te da vi­a­tu­ra.

O ser­vi­ço per­mi­te igual­men­te a ob­ten­ção de in­for­ma­ção so­bre as li­cen­ças, os veí­cu­los e ser­vi­ços per­so­na­li­za­dos pres­ta­dos aos ci­da­dãos na DNVT. Na sa­la Pro­to­co­lar de Pro­ces­sa­men­to e Emis­são de Car­tas de Con­du­ção são emi­ti­das di­a­ri­a­men­te cer­ca de 500 car­tas de con­du­ção e li­vre­tes, que não são fal­si­fi­cá­veis pe­las ca­rac­te­rís­ti­cas dos do­cu­men­tos e do pró­prio processo, de acor­do com o di­rec­tor-ge­ral ad­jun­to da DNVT, Con­cei­ção Go­mes. O Vi­ce-Pre­si­den­te vi­si­tou tam­bém a sa­la de Mo­ni­to­ri­za­ção das Áre­as de Ser­vi­ço da DNVT e as Na­ves de Ins­pec­ção de Veí­cu­los Li­gei­ros e Pe­sa­dos, on­de são ins­pec­ci­o­na­dos di­a­ri­a­men­te 80 a 90 veí­cu­los li­gei­ros e pe­sa­dos, pa­ra ava­li­ar o es­ta­do téc­ni­co. O nú­me­ro já foi su­pe­ri­or a 200, se­gun­do o che­fe da re­par­ti­ção de ins­pec­ção de veí­cu­los au­to­mó­veis, Jo­sé Ne­to, mas di­mi­nuiu de­vi­do à di­fi­cul­da­de de im­por­ta­ção.

Re­du­ção da si­nis­tra­li­da­de

De­pois da vi­si­ta, Ma­nu­el Vi­cen­te orientou a ter­cei­ra ses­são do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Or­de­na­men­to do Trân­si­to que te­ve co­mo ob­jec­ti­vo a ava­li­a­ção da ac­tu­al si­tu­a­ção de si­nis­tra­li­da­de ro­do­viá­ria do país.

No fi­nal da reu­nião, o co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, Am­bró­sio de Le­mos, in­for­mou que fo­ram re­gis­ta­das 2.189 mor­tes por aci­den­tes de vi­a­ção, de Ja­nei­ro a Se­tem­bro des­te ano, que in­di­ca uma re­du­ção de 827 ca­sos. No mes­mo pe­río­do, o nú­me­ro de aci­den­tes foi de 8.452 e a sua re­du­ção é de 3.402 ca­sos. Qu­an­to aos fe­ri­dos, fo­ram re­gis­ta­dos 8.518 ca­sos e me­nos 3.043, com­pa­ra­dos a igual pe­río­do no ano pas­sa­do. A re­du­ção de­ve­se às ac­ções con­tí­nu­as de edu­ca­ção e pre­ven­ção ro­do­viá­ri­as, de que fa­zem par­te pro­gra­mas de rá­dio e dis­tri­bui­ção de fo­lhe­tos in­for­ma­ti­vos pa­ra ape­lar ao cum­pri­men­to das re­gras de trân­si­to.

Em re­la­ção às cau­sas, Am­bró­sio de Le­mos dis­se que o mau es­ta­do das vi­as e a fal­ta de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca con­ti­nu­am na ba­se da mai­o­ria dos aci­den­tes, sem es­que­cer o con­su­mo de be­bi­das al­coó­li­cas por par­te dos au­to­mo­bi­lis­tas. “Por um la­do, o mau es­ta­do de al­guns tro­ços fa­zem os au­to­mo­bi­lis­tas re­du­zir a ve­lo­ci­da­de. Bu­ra­cos po­dem tam­bém cau­sar aci­den­tes. Em qual­quer das si­tu­a­ções o fac­tor ho­mem é de­ter­mi­nan­te”, re­fe­riu o co­man­dan­te, dan­do a co­nhe­cer que na reu­nião o Vi­ce-Pre­si­den­te foi in­for­ma­do so­bre o an­da­men­to das obras de re­a­bi­li­ta­ção que de­cor­rem em al­gu­mas vi­as do país, que vão me­lho­rar a cir­cu­la­ção ro­do­viá­ria.

KINDALA MA­NU­EL

Vi­ce-Pre­si­den­te re­ce­be a car­ta de con­du­ção das mãos do co­mis­sá­rio Ino­cên­cio de Bri­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.