Ge­or­ges Chi­ko­ti es­tá em Bra­sí­lia

Jornal de Angola - - PARTADA -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, es­tá em Bra­sí­lia, Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, pa­ra par­ti­ci­par, se­gun­da­fei­ra pró­xi­ma, na XXI ses­são or­di­ná­ria do Con­se­lho de Mi­nis­tros da Comunidade dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP).

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, es­tá em Bra­sí­lia, Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, pa­ra par­ti­ci­par, se­gun­da­fei­ra pró­xi­ma, na XXI ses­são or­di­ná­ria do Con­se­lho de Mi­nis­tros da Comunidade dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP).

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal 4 de Fe­ve­rei­ro, o go­ver­nan­te dis­se que o en­con­tro, que reú­ne os mi­nis­tros dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res dos paí­ses mem­bros da CPLP, an­te­ce­de a XI Ci­mei­ra de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Comunidade, que acon­te­ce ter­ça­fei­ra pró­xi­ma. De acor­do com Ge­or­ges Chi­co­ti, cons­ta da agen­da dos Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no a ava­li­a­ção de al­gu­mas pro­pos­tas de paí­ses can­di­da­tos a mem­bros ob­ser­va­do­res da comunidade.

O mi­nis­tro in­for­mou que con­tac­tos jun­to da di­plo­ma­cia bra­si­lei­ra têm si­do man­ti­dos, com vis­ta a ade­quar ou me­lho­rar os acor­dos e pro­to­co­los as­si­na­dos com a Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, ten­do em con­ta al­gu­mas me­di­das que o ac­tu­al Go­ver­no tem es­ta­do a to­mar.

Lem­brou que a ci­mei­ra acon­te­ce no ano em que a or­ga­ni­za­ção co­me­mo­ra 20 anos de exis­tên­cia, ten­do co­mo pon­to prin­ci­pal da agen­da a apro­va­ção da no­va vi­são es­tra­té­gi­ca, que de­fi­ne as ori­en­ta­ções pa­ra a CPLP na pró­xi­ma dé­ca­da.

A an­te­ce­der o con­se­lho te­ve lu­gar, quar­ta e quin­ta-fei­ra úl­ti­mas, a reu­nião dos Pon­tos Fo­cais da Co­o­pe­ra­ção en­tre os paí­ses mem­bros, ór­gão que con­gre­ga as uni­da­des res­pon­sá­veis pe­la co­or­de­na­ção da co­o­pe­ra­ção no âm­bi­to da CPLP, a quem com­pe­te as­ses­so­rar os de­mais ór­gãos em to­dos os as­sun­tos re­la­ti­vos à co­o­pe­ra­ção pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to no âm­bi­to da comunidade.

Du­ran­te a XXXIII ses­são do ór­gão, que ter­mi­nou quin­ta-fei­ra, fo­ram dis­cu­ti­das ma­té­ri­as so­bre o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção no âm­bi­to sec­to­ri­al, tais co­mo re­la­ções ex­te­ri­o­res e in­ter­na­ci­o­nais, in­te­ri­or ou or­dem in­ter­na, jus­ti­ça e di­rei­tos hu­ma­nos, edu­ca­ção, cul­tu­ra, co­mér­cio, te­le­co­mu­ni­ca­ções e ou­tras.

Ho­je, tem lu­gar a reu­nião do Co­mi­té de Con­cer­ta­ção Per­ma­nen­te, ór­gão res­pon­sá­vel pe­lo acom­pa­nha­men­to do cum­pri­men­to, pe­lo Se­cre­ta­ri­a­do Exe­cu­ti­vo, das de­ci­sões e re­co­men­da­ções dos ou­tros ór­gãos da CPLP. A CPLP foi cri­a­da a 17 de Ju­lho de 1996, em Lis­boa.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na es­tá no Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.