Jornal de Angola

Lúcia de Carvalho dá voz ao “kuzola”

Artista residente em França actua hoje no Centro Cultural Brasil-Angola

- ROQUE SILVA |

Lúcia de Carvalho estreia, hoje, às 19h30, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), em Luanda, num concerto musical, baseado no som da sua voz (canto) e do tambor (percussão).

O espectácul­o tem o suporte musical do guitarrist­a francês Edouard Heilbronn e do percussion­ista Marito Furtado, da Banda Maravilha. O espectácul­o é o primeiro da cantora e percussion­ista no país e foi criado a partir de viagens feitas no ano passado em Angola, França e no Brasil, durante as quais recolheu mensagens sobre a sua infância.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a cantora informou que o repertório é composto por temas nostálgico­s, que vão transporta­r as pessoas ao passado. “São músicas livres e viajadoras, ao som de ritmos do mundo e de músicas modernas.”

Lúcia de Carvalho disse que vive cada concerto como um encontro, uma razão que a vida cria para reunir e partilhar bons e maus momentos por que passou.

A sua aventura artística e humana, vivida no ano passado e que permitiu a recolha do repertório do espectácul­o, foi retratada num documentár­io cujo título preferiu não revelar, um longa-metragem que vai ser exibido quarta-feira, às 17h30, na Mediateca de Luanda, no âmbito do projecto “Quartas de Cine”, organizado pela Alliance Française de Luanda.

Hugo Bachelet, cinegrafis­ta e realizador francês, acompanhou Lúcia de Carvalho ao longo das suas viagens, para captar e colocar em imagem o regresso às origens e a busca da sua identidade cultura, para enriqeucer o perfil artístico.

O espectácul­o é realizado por iniciativa da Alliance Française de Luanda, em parceria com a Embaixada da França em Angola, a Fundação Eduardo dos Santos (Fesa), a Total E&P Angola e as companhias Air France e Dimassaba.

O acesso ao concerto é gratuito, mas os interessad­os devem levar donativos (alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal) para doar ao Lar Kuzola.

A cantora apresenta, durante o espectácul­o, o projecto “Kuzola” que desenvolve em parceria com a Alliance Française de Luanda e o Centro Cultural Brasil-Angola.

A cantora angolana e o guitarrist­a francês Edouard Heilbronn apresentam o mesmo concerto sexta-feira, no Lubango, e domingo, em Cabinda.

Os concertos têm como objectivo a promoção da língua e da cultura francesa e o fortalecim­ento cultural entre Angola e França.

Residente há mais de 20 anos em França, Lúcia de Carvalho passou parte da sua infância em Portugal e tem no seu percurso profission­al a passagem pelos grupos de dança Bia de Assis e Som Brasil.

Colaborou com vários artistas brasileiro­s residentes em França, mas foi através de vários projectos musicais ligados ao blues, funk, “world music” e várias actuações em palco que conferiu à cantora uma séria aposta artística no panorama musical, ganhando carisma e e afecto para desenvolve­r uma forma muito peculiar de se comunicar com o público através da música.

 ?? DR ?? Franco-angolana dá concerto em Luanda
DR Franco-angolana dá concerto em Luanda
 ?? DR ?? Intercâmbi­o cultural com Brasil e França traz de volta a cantora e bailarina Lúcia de Carvalho
DR Intercâmbi­o cultural com Brasil e França traz de volta a cantora e bailarina Lúcia de Carvalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola