Ac­ções de in­te­li­gên­cia con­tra o cri­me vi­o­len­to

Jornal de Angola - - PARTADA - ANDRÉ DA COSTA |

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, que se de­sen­ca­dei­em ac­ções acres­ci­das de in­te­li­gên­cia po­li­ci­al, pa­ra a ob­ten­ção de re­sul­ta­dos mais efi­ca­zes e com re­per­cus­sões po­si­ti­vas no sen­ti­men­to de se­gu­ran­ça e no au­men­to da con­fi­an­ça trans­mi­ti­da a to­dos os ci­da­dãos na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros.

O co­mis­sá­rio-ge­ral Ambrósio de Le­mos fez es­tas con­si­de­ra­ções du­ran­te a aber­tu­ra do Con­se­lho Consultivo Alar­ga­do do Co­man­do Ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, que ho­je en­cer­ra. Lem­brou que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e Co­man­dan­te-em-Che­fe das Forças Armadas An­go­la­nas, no seu dis­cur­so so­bre o es­ta­do da Na­ção, pro­fe­ri­do no dia 16 de Ou­tu­bro, ma­ni­fes­tou a pre­o­cu­pa­ção do Exe­cu­ti­vo so­bre a cri­mi­na­li­da­de vi­o­len­ta, em es­pe­ci­al nas pro­vín­ci­as de Lu­an­da, Ben­gue­la e Huí­la, ten­do aler­ta­do os ór­gãos de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça pa­ra a to­ma­da de me­di­das que vi­sam prevenir e com­ba­ter tais prá­ti­cas.

Ambrósio de Le­mos aler­tou, por is­so, os efec­ti­vos da Po­lí­cia Na­ci­o­nal pa­ra con­ti­nu­a­rem a em­pre­en­der es­for­ços de mo­do a prevenir e com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de e de­vol­ver o sen­ti­men­to de se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção. Du­ran­te a reu­nião, os co­man­dan­tes pro­vin­ci­ais e di­rec­to­res na­ci­o­nais do Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or es­tão a abor­dar ques­tões es­tru­tu­ran­tes da vi­da da Po­lí­cia Na­ci­o­nal e ba­lan­ce­ar as ac­ti­vi­da­des de­sen­vol­vi­das du­ran­te os no­ve me­ses do ano em cur­so, bem co­mo a tra­çar es­tra­té­gi­as pa­ra a pre­ven­ção da cri­mi­na­li­da­de, si­nis­tra­li­da­de ro­do­viá­ria, imi­gra­ção ile­gal e o ter­ro­ris­mo.

No con­se­lho consultivo alar­ga­do es­tão, igual­men­te, a ser de­fi­ni­das as prin­ci­pais li­nhas de ori­en­ta­ção pa­ra o en­fren­ta­men­to da cri­mi­na­li­da­de em to­da a sua di­men­são, par­ti­cu­lar­men­te em pe­río­dos sus­cep­tí­veis de al­te­ra­ção da or­dem, co­mo na qua­dra fes­ti­va.

Os par­ti­ci­pan­tes es­tão a dis­cu­tir, en­tre os vá­ri­os te­mas pro­pos­tos, a adop­ção de uma po­lí­ti­ca de qua­dros mais ra­ci­o­nal e que cor­res­pon­da à ló­gi­ca de uma re­gu­lar pro­gres­são na car­rei­ra e no cres­ci­men­to da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, mu­ni­da da ne­ces­sá­ria se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca.

Ou­tro te­ma em aná­li­se es­tá re­la­ci­o­na­do com a bus­ca de me­ca­nis­mos mais viá­veis pa­ra uma com­par­ti­men­ta­ção de com­pe­tên­ci­as dos efec­ti­vos que re­gu­lam o trân­si­to den­tro e fo­ra das lo­ca­li­da­des, bem co­mo a uni­for­mi­za­ção do sis­te­ma tác­ti­co-ope­ra­ci­o­nal e a per­sis­tên­cia na ati­tu­de com­por­ta­men­tal de bo­as prá­ti­cas por par­te de to­do o efec­ti­vo da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

Es­tá, igual­men­te, a ser ana­li­sa­da a in­for­ma­ção re­la­ci­o­na­da com a es­tra­té­gia de as­se­gu­ra­men­to dos gran­des even­tos pre­vis­tos pa­ra os úl­ti­mos me­ses do ano, com re­al­ce pa­ra os Jo­gos Des­por­ti­vos da Re­gião 5 da União Afri­ca­na, a qua­dra fes­ti­va, o 41º ani­ver­sá­rio da In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal e a con­ti­nui­da­de do as­se­gu­ra­men­to do pro­ces­so elei­to­ral.

Du­ran­te os tra­ba­lhos, os mem­bros do Con­se­lho Consultivo Alar­ga­do do Co­man­do Ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal par­ti­ci­pam tam­bém de uma pa­les­tra su­bor­di­na­da ao te­ma “A im­por­tân­cia do uso das no­vas tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção na ges­tão da ac­ti­vi­da­de po­li­ci­al”.

ANDRÉ DA COSTA

Con­se­lho Consultivo Alar­ga­do da Po­lí­cia Na­ci­o­nal ana­li­sa es­ta­do da cri­mi­na­li­da­de no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.