Jornal de Angola

Acções de inteligênc­ia contra o crime violento

- ANDRÉ DA COSTA |

O comandante-geral da Polícia Nacional defendeu ontem, em Luanda, que se desencadei­em acções acrescidas de inteligênc­ia policial, para a obtenção de resultados mais eficazes e com repercussõ­es positivas no sentimento de segurança e no aumento da confiança transmitid­a a todos os cidadãos nacionais e estrangeir­os.

O comissário-geral Ambrósio de Lemos fez estas consideraç­ões durante a abertura do Conselho Consultivo Alargado do Comando Geral da Polícia Nacional, que hoje encerra. Lembrou que o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, no seu discurso sobre o estado da Nação, proferido no dia 16 de Outubro, manifestou a preocupaçã­o do Executivo sobre a criminalid­ade violenta, em especial nas províncias de Luanda, Benguela e Huíla, tendo alertado os órgãos de Defesa e Segurança para a tomada de medidas que visam prevenir e combater tais práticas.

Ambrósio de Lemos alertou, por isso, os efectivos da Polícia Nacional para continuare­m a empreender esforços de modo a prevenir e combater a criminalid­ade e devolver o sentimento de segurança à população. Durante a reunião, os comandante­s provinciai­s e directores nacionais do Ministério do Interior estão a abordar questões estruturan­tes da vida da Polícia Nacional e balancear as actividade­s desenvolvi­das durante os nove meses do ano em curso, bem como a traçar estratégia­s para a prevenção da criminalid­ade, sinistrali­dade rodoviária, imigração ilegal e o terrorismo.

No conselho consultivo alargado estão, igualmente, a ser definidas as principais linhas de orientação para o enfrentame­nto da criminalid­ade em toda a sua dimensão, particular­mente em períodos susceptíve­is de alteração da ordem, como na quadra festiva.

Os participan­tes estão a discutir, entre os vários temas propostos, a adopção de uma política de quadros mais racional e que correspond­a à lógica de uma regular progressão na carreira e no cresciment­o da Polícia Nacional, munida da necessária segurança jurídica.

Outro tema em análise está relacionad­o com a busca de mecanismos mais viáveis para uma compartime­ntação de competênci­as dos efectivos que regulam o trânsito dentro e fora das localidade­s, bem como a uniformiza­ção do sistema táctico-operaciona­l e a persistênc­ia na atitude comportame­ntal de boas práticas por parte de todo o efectivo da Polícia Nacional.

Está, igualmente, a ser analisada a informação relacionad­a com a estratégia de assegurame­nto dos grandes eventos previstos para os últimos meses do ano, com realce para os Jogos Desportivo­s da Região 5 da União Africana, a quadra festiva, o 41º aniversári­o da Independên­cia Nacional e a continuida­de do assegurame­nto do processo eleitoral.

Durante os trabalhos, os membros do Conselho Consultivo Alargado do Comando Geral da Polícia Nacional participam também de uma palestra subordinad­a ao tema “A importânci­a do uso das novas tecnologia­s de informação na gestão da actividade policial”.

 ?? ANDRÉ DA COSTA ?? Conselho Consultivo Alargado da Polícia Nacional analisa estado da criminalid­ade no país
ANDRÉ DA COSTA Conselho Consultivo Alargado da Polícia Nacional analisa estado da criminalid­ade no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola