Tro­pa em pron­ti­dão pa­ra mis­sões de paz

Jornal de Angola - - PARTADA - ALFREDO FER­REI­RA | Ca­xi­to

O mi­nis­tro da De­fe­sa ava­li­ou on­tem a pron­ti­dão da Unidade de Ope­ra­ções de Ma­nu­ten­ção da Paz, cri­a­da com o ob­jec­ti­vo de acu­dir si­tu­a­ções que co­lo­quem em ris­co a se­gu­ran­ça no con­ti­nen­te.

O mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal ava­li­ou on­tem, em Ca­xi­to, pro­vín­cia do Ben­go, a pron­ti­dão com­ba­ti­va das tro­pas aquar­te­la­das na Unidade de Ope­ra­ções de Ma­nu­ten­ção da Paz, cri­a­da com o ob­jec­ti­vo de acu­dir si­tu­a­ções que co­lo­quem em ris­co a se­gu­ran­ça no con­ti­nen­te afri­ca­no.

João Lou­ren­ço dis­se que a pre­pa­ra­ção dos efec­ti­vos per­mi­te aos mes­mos con­tri­buir pa­ra a paz re­gi­o­nal, con­ti­nen­tal e mun­di­al, de acor­do com as obri­ga­ções as­su­mi­das pe­las forças da União Afri­ca­na (UA) e da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU).

O mi­nis­tro da De­fe­sa re­co­men­dou às tro­pas do ba­ta­lhão de ma­nu­ten­ção da paz, a ne­ces­si­da­de de ab­sor­ve­rem co­nhe­ci­men­tos su­fi­ci­en­tes pa­ra po­de­rem cor­res­pon­der com os de­sa­fi­os da or­ga­ni­za­ção con­ti­nen­tal.

Ape­lou aos ofi­ci­ais ge­ne­rais das Forças Armadas An­go­la­nas (FAA) en­ga­ja­dos nos trei­nos, a pri­ma­rem pe­lo en­si­no das lín­guas in­gle­sa e fran­ce­sa, pa­ra uma co­mu­ni­ca­ção flui­da com as forças con­gé­ne­res.

De­fen­deu o res­pei­to pe­los mi­li­ta­res das FAA de to­das as con­ven­ções adop­ta­das e im­pos­tas a ní­vel in­ter­na­ci­o­nal, du­ran­te as mis­sões a que fo­rem con­vi­da­dos a par­ti­ci­par. João Lou­ren­ço rei­te­rou ain­da a ne­ces­si­da­de de os efec­ti­vos das FAA man­te­rem o ní­vel das exi­gên­ci­as dis­ci­pli­na­res ema­na­das su­pe­ri­or­men­te, pa­ra que pos­sam ac­tu­ar com res­pon­sa­bi­li­da­de nas mis­sões que lhes fo­rem in­cum­bi­das. O ti­tu­lar da pas­ta da De­fe­sa dis­se que os mi­li­ta­res an­go­la­nos des­ta­ca­dos em mis­sões de paz de­vem agir sem­pre com res­pei­to e fa­zer vin­car bem al­to os va­lo­res da Pá­tria.

Du­ran­te a sua es­ta­da no Ben­go, João Lou­ren­ço ins­pec­ci­o­nou a unidade das forças de ma­nu­ten­ção de paz e as­sis­tiu a um exer­cí­cio de­mons­tra­ti­vo na ci­da­de fic­tí­cia e as tác­ti­cas da bri­ga­da de apoio às ope­ra­ções da paz. A de­le­ga­ção do mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal ao Ben­go in­te­grou o che­fe do Es­ta­do Mai­or Ge­ne­ral das Forças Armadas An­go­la­nas, ge­ne­ral Ge­ral­do Sa­chi­pen­go Nun­da e o co­man­dan­te do Exér­ci­to, ge­ne­ral Lú­cio do Ama­ral.

EDMUNDO EUCÍLIO | CA­XI­TO

Mi­nis­tro da De­fe­sa du­ran­te a vi­si­ta às tro­pas aquar­te­la­das na Unidade de Ope­ra­ções de Ma­nu­ten­ção da Paz em Ca­xi­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.