Exér­ci­to pre­pa­ra­do pa­ra to­mar Mos­sul

Jornal de Angola - - PARTADA -

Uma co­lu­na de tro­pas ira­qui­a­nas re­to­mou on­tem a mar­cha em di­rec­ção a Mos­sul, úl­ti­ma das gran­des ci­da­des sob do­mí­nio do Es­ta­do Is­lâ­mi­co, ten­do co­mo pon­to de par­ti­da o rio Ti­gre.

Uma co­lu­na de tro­pas ira­qui­a­nas re­to­mou, on­tem, a mar­cha em di­rec­ção a Mos­sul, úl­ti­ma das gran­des ci­da­des sob do­mí­nio do Es­ta­do Is­lâ­mi­co, ten­do co­mo pon­to de par­ti­da a margem les­te do rio Ti­gre, que cor­ta a ci­da­de ao meio.

Au­to­ri­da­des mi­li­ta­res in­ter­rom­pe­ram a mar­cha na úl­ti­ma se­ma­na após con­se­gui­rem um avan­ço sig­ni­fi­ca­ti­vo mais rá­pi­do do que ou­tras forças en­vol­vi­das na ope­ra­ção, pa­ra per­mi­tir que as mes­mas se des­do­bras­sem por pon­tos es­tra­té­gi­cos.

As Forças Armadas do Ira­que e com­ba­ten­tes cur­dos pesh­mer­ga ini­ci­a­ram a ofen­si­va con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co em 17 de Ou­tu­bro, com apoio aé­reo e em so­lo da co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal, li­de­ra­da pe­los EUA. Mi­lí­ci­as xi­i­tas ira­qui­a­nas pró-Irão jun­ta­ram-se ao con­fron­to no sá­ba­do, pa­ra cor­tar a ro­ta en­tre Mos­sul e Raqqa, prin­ci­pal re­du­to do Es­ta­do Is­lâ­mi­co na Sí­ria.

Con­tro­lo de Kir­kuk

O Exér­ci­to rus­so in­for­mou que os jiha­dis­tas as­su­mi­ram o con­tro­lo de vá­ri­os bair­ros de Kir­kuk, si­tu­a­da a 140 qui­ló­me­tros de Mos­sul, e con­ti­nu­am a ofen­si­va con­tra a ci­da­de, que tem cer­ca de 700 mil ha­bi­tan­tes.

O Krem­lin dis­se que a ope­ra­ção mi­li­tar do Go­ver­no do Ira­que con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co em Mos­sul es­tá li­ga­da à cam­pa­nha elei­to­ral nos Es­ta­dos Uni­dos e ca­re­ce de me­di­das de com­ba­te mais ope­ra­ci­o­nais. A Rús­sia re­co­nhe­ce o es­for­ço do pri­mei­ro­mi­nis­tro ira­qui­a­no, Hai­der al Aba­di, pa­ra estabilizar o país, mas la­men­ta que as pos­si­bi­li­da­des são mui­tos fra­cas, por fal­ta de uma es­tra­té­gia mais abran­gen­te.

No mon­te Zar­dak, com­ba­ten­tes cur­dos com pe­ças de ar­ti­lha­ria re­a­li­za­vam uma sé­rie de lan­ça­men­tos de obu­ses con­tra po­si­ções ini­mi­gas.

De acor­do com o co­man­do ge­ral cur­do, o avan­ço das su­as forças foi co­or­de­na­do com as forças ira­qui­a­nas, que avan­çam pe­lo la­do sul de Mos­sul. A co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal li­de­ra­da pe­los Es­ta­dos Uni­dos for­ne­ce co­ber­tu­ra aé­rea e apoio ter­res­tre com con­se­lhei­ros e forças es­pe­ci­ais.

A Tur­quia, que tem uma lon­ga fron­tei­ra com o Ira­que ao nor­te, ofe­re­ceu apoio pa­ra a con­quis­ta de Mos­sul, ape­sar da ten­são re­gis­ta­da en­tre os dois paí­ses nas úl­ti­mas se­ma­nas.

Co­mo pre­pa­ra­ção da ofen­si­va, a For­ça Aé­rea ira­qui­a­na lan­çou mi­lha­res de pan­fle­tos em Mos­sul pa­ra anun­ci­ar as ope­ra­ções e dar ins­tru­ções de se­gu­ran­ça aos mo­ra­do­res.

O go­ver­no ira­qui­a­no fi­cou sem res­pon­der, até ago­ra, as ques­tões le­van­ta­das pe­la im­pren­sa re­gi­o­nal so­bre co­mo vão ser man­ti­dos os in­te­res­ses ét­ni­cos após a li­ber­ta­ção da ci­da­de, e co­mo vão ser aco­mo­da­dos os gru­pos re­bel­des que lu­tam nes­te mo­men­to con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co, nu­ma al­tu­ra em que as fren­tes es­tão mui­to dis­tan­ci­a­das na ar­ti­cu­la­ção de mei­os e con­cer­ta­ção do des­do­bra­men­to de efec­ti­vos .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.