Ge­o­lo­gia e Mi­nas ex­plo­ra au­men­to das ex­por­ta­ções

Jornal de Angola - - ECONOMIA - MADALENA JO­SÉ |

An­go­la es­pe­ra al­can­çar, es­te ano, uma pro­du­ção de 60 mil me­tros cú­bi­cos de rochas ornamentais e ex­por­ta­ção de 35 mil me­tros cú­bi­cos, anun­ci­ou o mi­nis­tro da Ge­o­lo­gia e Mi­nas, Fran­cis­co Qu­ei­roz.

Pa­ra o pró­xi­mo ano, a pre­vi­são é pro­du­zir 65 mil me­tros cú­bi­cos e ex­por­tar 38 mil me­tros cú­bi­cos de rochas ornamentais. Fran­cis­co Qu­ei­roz fez o anún­cio num se­mi­ná­rio pa­ra jor­na­lis­tas, de­no­mi­na­do “Ge­o­for­man­do”, que vi­sou di­vul­gar os pro­gra­mas e po­lí­ti­cas do Exe­cu­ti­vo pa­ra o sec­tor e apro­xi­mar os fa­ze­do­res de opi­nião, pa­ra que es­tes pos­sam in­for­mar com mais efi­cá­cia.

No to­tal, ca­tor­ze pro­jec­tos de ex­plo­ra­ção de rochas ornamentais, aos quais jun­tam-se mais no­ve, es­tão em vi­as de ex­pan­são dos tra­ba­lhos. O mi­nis­tro anun­ci­ou tam­bém os pro­jec­tos a cur­to pra­zo, do Mi­nis­té­rio da Ge­o­lo­gia e Mi­nas, que de­vem ar­ran­car até 2018. En­tre os pro­jec­tos, es­tão o de fer­ro gu­sa, na pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go.

Um ou­tro pro­jec­to anun­ci­a­do é o de Cas­sin­ga, na pro­vín­cia da Huí­la, que vai ge­rar 800 pos­tos de tra­ba­lho e pro­du­zir um mi­lhão e 700 to­ne­la­das de mi­né­rio por ano. Quan­to aos pro­jec­tos de fer­ro de Kas­sa­la Ki­tun­go e de Cer­ca, na pro­vín­cia do Cuanza Nor­te, o mi­nis­tro in­for­mou que os mes­mos es­tão nu­ma fa­se avan­ça­da de in­ves­ti­ga­ção ge­o­ló­gi­co-mi­nei­ra.

En­tre os pro­jec­tos, es­tá o de ou­ro na pro­vín­cia da Huí­la, pron­to pa­ra ar­ran­car ain­da es­te ano. A es­tra­té­gia de mé­dio pra­zo vai até 2025 e tem por ob­jec­ti­vo al­te­rar a ba­se eco­nó­mi­ca do país, uti­li­zan­do os prin­ci­pais ins­tru­men­tos do Pla­no Na­ci­o­nal de Ge­o­lo­gia e Mi­nas (Pla­na­geo) e do Có­di­go Mi­nei­ro.

Os da­dos pre­li­mi­na­res do Pla­na­geo mos­tram que, por to­do o país há ocor­rên­ci­as mi­ne­rais, de­mons­tran­do que po­de ha­ver uma gran­de afluên­cia de in­ves­ti­do­res pa­ra o sec­tor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.