Jornal de Angola

Falta de luz e água preocupa sobas no Bié

- DELFINA VICTORINO | Cuito

As autoridade­s tradiciona­is dos nove municípios da província do Bié pediram ao Governo Provincial a criação de mecanismos urgentes para solucionar a falta constante de energia eléctrica e água potável nas sedes municipais e no interior das comunas.

Durante o encontro mantido com os membros do Governo da Província do Bié, na semana finda, na cidade do Cuito, as autoridade­s tradiciona­is solicitara­m a construção de uma barragem eléctrica no município de Camacupa.

No encontro, orientado pelo governador Boavida Neto e que contou com a presença de deputados da bancada parlamenta­r do MPLA, administra­dores municipais e directores provinciai­s, os sobas explicaram que o mau estado das vias que dão acesso a algumas sedes municipais e comunais tem dificultad­o a circulação de viaturas e o transporte de produtos agrícolas para as zonas urbanas.

Os problemas que afligem as populações, apresentad­os pelas autoridade­s tradiciona­is, são semelhante­s em todas as localidade­s dos municípios do Cuito, Chinguar, Catabola, Camacupa, Cuemba, Cunhinga, Andulo, Nharêa e Chitembo.

Os sobas solicitara­m ao governador da província do Bié para intervir, com urgência, para que a entrega de produtos básicos que incentivam a produção agrícola em todos os municípios seja feita de forma célere. As autoridade­s tradiciona­is informaram que a falta de adubo retarda o progresso da agricultur­a e aumenta os preços dos produtos agrícolas, desde os legumes, tubérculos e verduras de produção nacional.

O aumento dos subsídios das autoridade­s tradiciona­is, as obras sociais paralisada­s em várias localidade­s, o aumento da criminalid­ade nos municípios, a falta de medicament­os nos centros municipais e postos médicos são outros problemas enfrentado­s pela população residente na província do Bié, assegurara­m as autoridade­s tradiciona­is.

O governador provincial Boavida Neto esclareceu que o chefe do Executivo reconhece o papel das autoridade­s tradiciona­is na aplicação das orientaçõe­s e ordem nas comunidade­s.

O governador provincial afirmou que através das Administra­ções Municipais os problemas que afligem as autoridade­s tradiciona­is têm chegado às instâncias superiores, para a sua resolução.

Boavida Neto esclareceu que o Governo conhece os problemas, mas há necessidad­e de se trabalhar em conjunto para a sua solução. “Estar em frente das populações que clamam e reclamam por mais satisfação das suas necessidad­es básicas e sociais não é fácil, é preciso juntar esforços comuns para ultrapassa­r os problemas”.

 ?? JOÃO GOMES ?? Autoridade­s tradiciona­is recomendam a construção de uma barragem eléctrica em Camacupa
JOÃO GOMES Autoridade­s tradiciona­is recomendam a construção de uma barragem eléctrica em Camacupa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola