Ben­go ar­re­ca­da ver­bas pa­ra os co­fres do Es­ta­do

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - EDSON FONTES | Ca­xi­to

A Di­rec­ção Pro­vin­ci­al do Ben­go dos Transportes, Telecomunicações e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção ar­re­ca­dou pa­ra os co­fres do Es­ta­do, des­de Ja­nei­ro do cor­ren­te ano, 1.882. 400 kwanzas, de­vi­do ao li­cen­ci­a­men­to das vi­a­tu­ras que cir­cu­lam nas ro­tas in­ter­mu­ni­ci­pais e ur­ba­nas, bem co­mo cin­co es­co­las de con­du­ção.

Se­gun­do o di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Transportes, Telecomunicações e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção, Ma­teus Do­min­gos Di­o­go, exis­tem na re­gião du­as ope­ra­do­ras de transportes pú­bli­cos, no­me­a­da­men­te a Trans­ben­go e a Ca­xi­trans.

Ma­teus Do­min­gos Di­o­go ga­ran­tiu que quem es­ti­ver in­te­res­sa­do em in­ves­tir no ra­mo dos transportes pú­bli­cos en­con­tra res­pos­ta ime­di­a­ta na di­rec­ção pro­vin­ci­al pa­ra ser­vi­ços de tá­xi. “Não exis­tem di­fi­cul­da­des, pois no mes­mo dia o re­que­ren­te re­ce­be a li­cen­ça, ca­so não ha­ja pro­ble­mas na ins­pec­ção”, ga­ran­tiu.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al dos Transportes, Telecomunicações e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção acres­cen­tou que, no do­mí­nio das Telecomunicações e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção, o sec­tor con­ta com es­tru­tu­ras e re­des de te­le­fo­nia fi­xa e mó­vel.

As re­des de te­le­fo­nia mó­vel (Mo­vi­cel e Uni­tel) for­ne­cem ser­vi­ços de voz e da­dos em to­das as se­des mu­ni­ci­pais, co­mu­nais e em vá­ri­as lo­ca­li­da­des. Nos mu­ni­cí­pi­os do Pan­go-Aluquém e Nam­bu­an­gon­go exis­tem ain­da sis­te­mas de co­mu­ni­ca­ção por cor­reio, me­te­o­ro­lo­gia e ge­o­fí­si­ca.

Ma­teus Do­min­gos Di­o­go fri­sou que o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Fo­men­to da So­ci­e­da­de de In­for­ma­ção (INFOSI) fun­ci­o­na com re­gu­la­ri­da­de em to­das as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e em al­gu­mas co­mu­nas.

Exis­tem na re­gião es­ta­ções de cor­rei­os em Ca­xi­to, que fun­ci­o­na nor­mal­men­te, e na Bar­ra do Dan­de e Am­briz, cu­jas ins­ta­la­ções são ob­so­le­tas, se­gun­do o di­rec­tor.

A es­ta­ção de Qui­ba­xe, on­de fun­ci­o­na­va a Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal, já se en­con­tra de­so­cu­pa­da, pron­ta pa­ra ser ape­tre­cha­da e de­pois en­trar em ser­vi­ço.

Ma­teus Do­min­gos Di­o­go re­ve­lou que a es­ta­ção me­te­o­ro­ló­gi­ca de Pa­ra­nhos emi­te re­gu­lar­men­te as pre­vi­sões do tem­po, com da­dos de tem­pe­ra­tu­ra má­xi­ma e mí­ni­ma re­gis­ta­dos di­a­ri­a­men­te.

“O cen­tro sís­mi­co do Por­to Qui­pi­ri, que es­ta­be­le­ce li­ga­ção au­to­má­ti­ca com a re­de mun­di­al de sis­mo­lo­gia e de ge­o­mag­ne­tis­mo, na emis­são de avi­sos e cer­ti­fi­ca­ção de fe­nó­me­nos me­te­o­ro­ló­gi­cos e ge­o­fí­si­cos, fun­ci­o­na au­to­ma­ti­ca­men­te e com re­gu­la­ri­da­de”, dis­se o di­rec­tor. A es­ta­ção me­te­o­ro­ló­gi­ca dos Dem­bos tem emi­ti­do tam­bém com re­gu­la­ri­da­de os seus da­dos, que são en­vi­a­dos pa­ra o INAMET, em Lu­an­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.