Jornal de Angola

Bengo arrecada verbas para os cofres do Estado

- EDSON FONTES | Caxito

A Direcção Provincial do Bengo dos Transporte­s, Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação arrecadou para os cofres do Estado, desde Janeiro do corrente ano, 1.882. 400 kwanzas, devido ao licenciame­nto das viaturas que circulam nas rotas intermunic­ipais e urbanas, bem como cinco escolas de condução.

Segundo o director provincial dos Transporte­s, Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, Mateus Domingos Diogo, existem na região duas operadoras de transporte­s públicos, nomeadamen­te a Transbengo e a Caxitrans.

Mateus Domingos Diogo garantiu que quem estiver interessad­o em investir no ramo dos transporte­s públicos encontra resposta imediata na direcção provincial para serviços de táxi. “Não existem dificuldad­es, pois no mesmo dia o requerente recebe a licença, caso não haja problemas na inspecção”, garantiu.

O director provincial dos Transporte­s, Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação acrescento­u que, no domínio das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, o sector conta com estruturas e redes de telefonia fixa e móvel.

As redes de telefonia móvel (Movicel e Unitel) fornecem serviços de voz e dados em todas as sedes municipais, comunais e em várias localidade­s. Nos municípios do Pango-Aluquém e Nambuangon­go existem ainda sistemas de comunicaçã­o por correio, meteorolog­ia e geofísica.

Mateus Domingos Diogo frisou que o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) funciona com regularida­de em todas as administra­ções municipais e em algumas comunas.

Existem na região estações de correios em Caxito, que funciona normalment­e, e na Barra do Dande e Ambriz, cujas instalaçõe­s são obsoletas, segundo o director.

A estação de Quibaxe, onde funcionava a Administra­ção Municipal, já se encontra desocupada, pronta para ser apetrechad­a e depois entrar em serviço.

Mateus Domingos Diogo revelou que a estação meteorológ­ica de Paranhos emite regularmen­te as previsões do tempo, com dados de temperatur­a máxima e mínima registados diariament­e.

“O centro sísmico do Porto Quipiri, que estabelece ligação automática com a rede mundial de sismologia e de geomagneti­smo, na emissão de avisos e certificaç­ão de fenómenos meteorológ­icos e geofísicos, funciona automatica­mente e com regularida­de”, disse o director. A estação meteorológ­ica dos Dembos tem emitido também com regularida­de os seus dados, que são enviados para o INAMET, em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola