Jornal de Angola

Culto ecuménico na Suécia junta católicos e luteranos

-

O Papa Francisco iniciou ontem de manhã uma visita de dois dias à Suécia, para encontros de reflexão e oração com luteranos e católicos, tendo como pano de fundo os 500 anos da “reforma protestant­e” iniciada por Lutero.

Francisco foi recebido na cidade sueca de Malmo pelo primeiro-ministro do país escandinav­o, Stefan Löfven, e pela ministra da Cultura, Alice Bah-Kuhnke.

Do aeroporto, a comitiva papal percorreu cerca de 42 quilómetro­s até Igelösa, onde Francisco fica instalado nesta viagem, junto de um instituto de investigaç­ão médica.

No telegrama que enviou ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao deixar o território transalpin­o, o Pontífice precisou que a visita apostólica acontece “pela comemoraçã­o ecuménica do quinto centenário da reforma” e para “encontrar a comunidade católica”.

O programa oficial incluiu, ontem à tarde, uma oração na Catedral Luterana de Lund e um encontro ecuménico na Arena Malmo, perante 30 delegações luteranas.

O Papa esteve acompanhad­o neste encontro pelo cardeal Kurt Kock, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (Santa Sé), pelo presidente da Federação Luterana Mundial, Munib A. Younan, e o secretário-geral deste organismo, Martin Junge.

A viagem conclui-se amanhã, dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade de Todos os Santos, com uma Missa presidida pelo Papa no Swedbank Stadion, em Malmo.

A primeira visita de um Papa à Suécia aconteceu em 1989, numa viagem de João Paulo II.

O Papa foi convidado pela Igreja Católica na Suécia, pelo governo local e pela Federação Luterana Mundial, numa viagem que tem como tema “Do conflito à comunhão: unidos na esperança”.

O principal documento dos 50 anos de diálogo teológico católicolu­terano é a declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificaç­ão (31 de Outubro de 1999).

Em 2013, a Comissão Internacio­nal de Diálogo Católica-Luterana pela Unidade publicou um documento intitulado “Do conflito à Comunhão – Para uma comemoraçã­o comum da Reforma em 2017”. A 23 de Setembro de 2011, Bento XVI visitou o antigo convento dos Agostinhos em Erfurt, Alemanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola